Sábado, Novembro 23, 2024
spot_img
InícioESPORTESAfif comanda, Catar supera a valente Jordânia e conquista o bi da...

Afif comanda, Catar supera a valente Jordânia e conquista o bi da Copa da Ásia

spot_img

Festa dos anfitriões. O título da Copa da Ásia ficou com o Catar, que fez uma campanha invicta, com seis vitórias e um empate em sete jogos. O merecido torféu veio em um jogo animado, marcado pelo domínio dos cataris no primeiro tempo e dos jordanianos no segundo. A diferença no final das contas foi do craque: Afif, o grande nome do torneio, foi também o craque da decisão, com um hat-trick de pênaltis para garantir o 3 a 1.

Akram Afif, de 27anos, termina a Copa da Ásia como artilheiro do torneio com oito gols. O atacante iniciou a carreira na Europa, passou pelo Sevilha, mas encontrou a rendenção em casa.

Em busca do bi da Copa da Ásia, o Catar entrou em campo ciente do que precisava de fazer para a vitória: no ataque, é bola no Afif e o camisa 11 que se vire. Não é sorte, mas convicção. Afif resolve mesmo.

Jogador mais acionado do primeiro tempo, Afif teve sua primeira grande oportunidade aos seis minutos. Lançamento longo pela esquerda, o atacante invadiu a área, finalizou de cavadinha, mas o goleiro Abu Layla salvou e mandou para escanteio. Em ritmo intenso, o Catar chegou com perigo novamente dois minutos depois, desta vez pela direita, em cruzamento rasteiro que chegou na segunda área, com Afif bem posicionado para bater de primeira, agora com Abu Layla segurando firme.

O duelo entre Afif e Abu Layla ganhou um capítulo frente a frente aos 22 minutos, quando o atacante foi derrubado na área por Naseeb. Afif partiu em jogada individual, invadiu a área, mas foi derrubado num “trança-pé” com o marcador. Pênalti assinalado e concluído com perfeição, bola rasteira, no canto direito de Abu Layla, que até acertou o canto, mas não pegou, 1 a 0.

A Jordânia demorou a entrar no jogo e até poderia ir para o intervalo com um prejuízo maior. Em cobrança de escanteio, Afif encontrou o zagueiro brasileiro, naturalizado catari, Lucas Mendes na área. Lucas cabeceou para baixou e dificultou a vida de Abu Layla, que salvou o que seria o segundo gol. Os jordanianos, na melhor oportunidade, nos acréscimos, chegaram pelo lado esquerdo do ataque em um cruzamento rasteiro para Al-Tamari. O camisa 10 bateu de primeira, mas Mohammed Waad, bem posicionado, evitou o que seria o empate.

Tudo o que faltou para a Jordânia no primeiro tempo, apareceu no segundo. No meio do caminho, porém, havia um inspirado goleiro Barsham e o grande craque da Copa da Ásia, Afif.

A Jordânia dominou a etapa final da mesma forma que o Catar havia controlado a primeira parte da decisão. As chances de abrir o placar não foram poucas e até pinturas como as de Al-Arab, num voleio, e Al-Rawabdeh, de letra, foram impedidas pelo inspirado Barsham

A insistência dos jordanianos foi tanta que, enfim, o merecido gol de empate saiu. Cruzamento saiu da direita, a defesa do catar bateu cabeça e a bola sobrou limpa para Al-Naimat, que nem dominou, soltou uma bomba de pé esquerdo e empatou, 1 a 1.

A vantagem da Jordânia, porém, durou pouco. Seis minutos após marcar, aos 28, Almoez foi derrubado na área após um carrinho da defesa. Afif assumiu a responsabilidade e marcou mais uma vez de pênalti, superando Abu Layla, que novamente havia acertado o canto, 2 a 1. Nos acréscimos, o próprio Afif sofreu outra penalidade, derrubado pelo goleiro, bateu mais uma vez e fez o hat-trick, 3 a 1.

Com a vitória, o Catar comemora o bicampeonato da Copa da Ásia. Antes nunca campeã, a seleção venceu a primeira em 2019 e já é a a quarta maior vencedora da história, igualando em títulos a Coreia do Sul.

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img