Agepen e Direitos Humanos da OAB dizem que surto de sarna na PED está controlado
Anuncie Aqui
Agepen e Direitos Humanos da OAB dizem que surto de sarna na PED está controlado
Os focos de escabiose (sarna) e furunculose identificados na PED (Penitenciária Estadual de Dourados) estão controlados, conforme a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e a Comissão de Direitos Humanos da OAB 4ª Subseção.
Como mostrado pelo Dourados News, centenas de presos tinham sido afetados. Imagens encaminhadas ao Dourados News mostravam os internos com feridas nas mãos e pelo corpo, todas ocasionadas pelas sarnas ou furúnculos. Foi feita a retirada de colchões no local. Além disso outras ações imediatas precisaram ser tomadas -relembre aqui-.
Policiais do COPE acompanham retorada de colchões do interior da PED nesta manhã – Foto: Carol Oliveira/TV RIT
Conforme divulgado pela Agepen, nesta sexta-feira (09), por meio de medidas adotadas em conjunto com instituições parceiras, foi possível reduzir cerca de 70% a incidência das doenças entre os internos no local.
De acordo com o diretor da PED, Rangel Schveiger, entre as providências já adotadas e que possibilitaram o controle das doenças, bem como a redução significativa de casos ativos, foi autorizado o aumento do período do banho de sol nos locais necessários, com a finalidade de maior arejamento coletivo; tratamento com medicação; desinsetização e higienização total da penitenciária (áreas de vivência, interior de celas, corredores, salas). “Medicamentos foram disponibilizados à unidade penal para o tratamento adequado, além da promoção de palestras educativas”, informou.
Em nota, foi destacado ainda que outra importante medida adotada é que todos os internos que ingressam na penitenciária passam por higienização corpórea e substituição de vestuários pelo uniforme padrão. A uniformização está sendo ampliada a toda massa carcerária, com uniformes confeccionados na oficina de costura do presídio, com uma produção média de 200 peças ao dia.
Com foco na melhor higienização, a lavanderia a penitenciária foi reativada e no local são lavados todos os cobertores, toalhas de banho e lençóis de todos os internos, com 800 quilos de roupas lavadas e desinfetadas todos os dias.
Na manhã deste sábado (10), a Comissão de Direitos Humanos da OAB 4ª Subseção informou que realizou uma vistoria abrangente em todos os raios da penitenciária e concluiu que as medidas adotadas surtiram efeito.
Segundo relatos da Comissão, as condições sanitárias foram melhoradas significativamente, e não foram mais identificados casos recentes das enfermidades.
“Estamos satisfeitos em constatar que as ações implementadas pela direção da penitenciária com apoio da OAB resultaram na contenção do surto”, declarou a diretoria Comissão de Direitos Humanos.
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários