Renomado escultor Dinho Diniz encontra em Dourados novas inspirações para sua arte
Anuncie Aqui
Renomado escultor Dinho Diniz encontra em Dourados novas inspirações para sua arte
O talentoso artista Michelangelo (1475-1564) disse uma vez “A escultura já está completa dentro do bloco de mármore antes de eu começar meu trabalho. Já está lá, eu só preciso remover o material extra”. Apesar da clareza da citação, extrair a escultura de sua matéria-prima é um dom para verdadeiros escolhidos, como no caso do escultor e restaurador Dinho Diniz. Famoso por todo Brasil, há um ano ele reside em Dourados onde retrata em cada uma de suas artes a fé, espiritualidade e o amor, esculpidos nos mais minuciosos detalhes.
Reconhecido em vários pontos do Brasil, principalmente na região de Canindé, no Ceará, onde nasceu e junto ao seu saudoso pai, Mestre Bibi, esculpiu diversas obras, como a imagem de São Francisco das Chagas, com 31 metros e altura, um dos pontos turísticos da cidade.
“A paixão pela arte é algo que tem passado por gerações em minha família. Meu bisavô, passou para meu avô, que por sua vez passou ao meu pai, Mestre Bibi, com quem eu comecei a trabalhar”, conta.
Desde pequeno Dinho já desenhava muito bem e logo começou a ajudar o pai nos trabalhos. Aos 19 anos passou a trabalhar sozinho e, há 33 anos, dedica sua vida à arte. Seus filhos também herdaram o dom e seguem com a pintura de telas, além de sua esposa, que é professora de artes e a responsável por pintar as obras de Dinho e que segundo ele, “deu um toque de leveza nesse barroco grosso”.
Apesar do apreço pela arte sacra, ele transita facilmente por diversas áreas e atua tanto como escultor, quanto restaurador, onde já recuperou desde pequenas esculturas até uma igreja inteira. Já o estilo de suas esculturas segue conforme o desejo de cada cliente, seja em madeira, pedras, cimento, gesso, entre outros.
“As esculturas são conforme o pedido do cliente, a gente é só ferramenta, só instrumento. Como disse Michelangelo, a obra está guardada no bloco, a gente tem que apenas que talhar ela e eu sou só a ferramenta, a obra acontece simplesmente acontece. Já com a arte sacra, eu procuro entender o cliente a história daquela figura. Eu preciso preencher o coração de quem vai olhar para essa imagem”, ressalta o artista.
Uma de suas obras preferidas é a imagem de Nossa Senhora Sant’Ana, a qual recebeu aplicação de folhas de ouro, uma das técnicas utilizadas por ele. “Essa está comigo há anos e eu não vendo. Fica ali no canto da minha sala, junto à foto do meu pai, Mestre Bibi. Essa é uma das minhas preferidas”, conta.
Atualmente Dinho trabalha em encomendas de outros Estados, como Minas Gerais e Bahia, mas já tem pedidos de Dourados e região prontos para ganharem vida nas mãos e no dom do escultor, como uma imagem de Jesus Cristo encomendada para a Paróquia Rainha dos Apóstolos, que deverá ser instalada após a reforma da igreja, atingida pelo vendaval do ano passado.
Minha ligação com Dourados começou há cinco anos, quando vim pela primeira vez. Minha esposa falou ‘a gente ainda vai morar aqui’, e de fato aqui estamos. Meus filhos fazem faculdade e ela conseguiu transferência no trabalho para cá. Aqui é um lugar tão lindo, que não tem a violência que vemos nas capitais onde já moramos, é um lugar que nos inspira e, por isso, eu tenho certeza que a evolução, o salto vai ser muito grande na qualidade final do trabalho”, ressalta
“O que eu posso prometer e garantir para o pessoal do Mato Grosso do Sul, e Dourados em especial, é que o melhor que eu puder fazer para mexer com o coração das pessoas, vou correr atrás para fazer”, finaliza.
Em breve Dinho Diniz deve inaugurar seu novo ateliê na cidade e para conhecer mais sobre suas obras, basta entrar em contato pelo perfil no Instagram @dinhodinizartesacra (ou clique aqui).
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários