O multicultural elenco do Fulham, com apenas três ingleses, tem no total 22 nacionalidades. Mas nenhuma é tão influente na parte ofensiva do time quanto a brasileira. Mais da metade dos gols dos Cottagers na Premier League tiveram a participação brasileira.
Atualmente em 12º na tabela do Campeonato Inglês, o time londrino tem dez pontos de vantagem para o Everton, primeiro time na zona de rebaixamento, e sete a menos que o Newcastle, primeiro em zona de classificação para competições internacionais. A campanha “folgada” no campeonato, atingindo o grande objetivo do clube, que é evitar o rebaixamento, tem muito a ver com os brasileiros.
Os Whites marcaram, até o momento, 33 gols na Premier League. Em 17 deles, um brasileiro marcou ou deu assistência (51%). Quatro brasileiros estiveram presentes na campanha até o momento: Carlos Vinícius já deixou a equipe, enquanto Andreas Pereira, Rodrigo Muniz e Willian ainda continuam no elenco.
Andreas e Willian dividem com Bobby Reid a liderança em participação em gols na liga, com seis. Willian é o vice-artilheiro do time, com quatro gols, e contribuiu com duas assistências, enquanto Andreas é o líder em assistências, com cinco, tendo somado, ainda, um tento.
Carlos Vinícius, que deixou Londres após 13 partidas na Premier League para jogar no Galatasaray, marcou duas vezes antes de sair. Rodrigo Muniz marcou dois gols neste sábado, contra o Bournemouth, e chegou a três tentos no total.
Os ingleses, que empatam com os brasileiros e os estadunidenses como nacionalidades “predominantes” do elenco (três cada país), contribuíram com apenas dois gols: um gol (Adarabioyo) e uma assistência (Reed). São cinco contribuições norte-americanas (um gol de Ream e quatro assistências de Robinson).
Reid representou a Jamaica em seis gols, Harry Wilson Gales em cinco, mesma somatória do mexicano Raúl Jiménez. A Escócia contribuiu com quatro gols (todos participações de Cairney), Nigéria também (através de Iwobi) e o mesmo com Portugal (de Palhinha). Tete, com uma assistência, é o único holandês da lista.
Willian – 4 gols e 2 assistências (vice-líder do time em gols)
Andreas Pereira – 1 gol e 5 assistências (líder do time em assistências)
Muniz – 3 gols
Carlos Vinícius – 2 gols
Em uma visão mais ampla, os brasileiros também conseguem protagonismo no Campeonato Inglês. Neste sábado, por exemplo, de 24 gols, seis tiveram a participação brasileira (25% do total).
No total, até este sábado, a Premier League teve 732 gols. 108 tiveram a participação brasileira (14.75%). Matheus Cunha é o mais influente, participando de 41% dos gols do Wolverhampton na liga (nove gols e seis assistências). Dos 33 brasileiros que entraram em campo na Premier League, 21 participaram de pelo menos um gol.
Fonte: Ogol
Comentários