Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Para capacitar policiais e discutir avanços, Governo de MS realiza conferência para Delegacias de Atendimento à Mulher

16/02/2024 às 15:05
3 min de leitura

Anuncie Aqui

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, organiza a conferência para discutir avanços e capacitar policiais civis no combate à violência contra a mulher.

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), está organizando a 1ª Conferência Estadual das Delegacias de Atendimento à Mulher. O objetivo é discutir os avanços e capacitar os policiais civis que atuam no combate à violência contra a mulher.

O governador Eduardo Riedel recebeu hoje (16) o grupo de delegadas que atua na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) em Campo Grande e contribui na organização da conferência. O evento, que contará com um painel de discussões e homenagens às ações desenvolvidas pelas delegacias, será realizado no dia 20 de março, a partir das 8h, no Bioparque Pantanal.

“Será um evento cheio de simbolismos, temas diversos e motivação”, explicou Elaine Cristina Benicasa, delegada titular da DEAM em Campo Grande.

Atualmente, a Polícia Civil mantém em funcionamento as Salas Lilás em 35 municípios do Estado. Esses espaços são dedicados exclusivamente para atender mulheres, adolescentes e crianças vítimas de violência doméstica ou sexual ou em situação de vulnerabilidade. As salas oferecem um ambiente acolhedor e seguro para as famílias que precisam de ajuda, além de estarem equipadas com recursos tecnológicos e materiais que garantem a privacidade e o sigilo das informações compartilhadas.

Mato Grosso do Sul também conta com a Casa da Mulher Brasileira, em funcionamento na capital, e com 12 Delegacias de Atendimento à Mulher, uma em cada Delegacia Regional de Polícia Civil do Estado.

No dia 29 de janeiro deste ano, para fortalecer ações voltadas ao combate à violência de gênero e à proteção das mulheres em situação de risco, o Governo do Estado e o Governo Federal firmaram cooperação técnica para adesão ao programa “Mulher, Viver sem Violência” e para implementação da unidade da Casa de Mulher Brasileira em Dourados e Corumbá.

A primeira Sala Lilás da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul foi inaugurada na Delegacia de Polícia de Sidrolândia em 2019, e desde então mais 34 municípios receberam a estrutura dedicada ao atendimento das mulheres em situação de vulnerabilidade.

 

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias