Nada como um dia após o outro, ou um ano após o outro. E que digam América, Santos e Goiás, três rebaixados em 2023 que, hoje, são os três melhores em aproveitamento entre os 20 clubes do último Brasileirão.
O melhor time do Brasil até aqui, pelo menos entre aqueles que eram da elite, é o imparável América Mineiro. O Coelho não só está invicto na temporada e líder isolado o estadual, como também tem um dos melhores ataques (16 gols marcados) e a melhor defesa ao lado do Flamengo (um gol sofrido).
A última vítima do América foi o Cruzeiro, que perdeu por 2 a 0 em pleno Mineirão com gols de Rodrigo Varanda e Renato Marques. Até aqui, o Coelho tem 87% de aproveitamento, fruto de quatro vitórias e um empate.
Quem vem na sequência com o segundo melhor aproveitamento na temporada é o Santos. O Peixe, que também venceu um clássico, mas contra o São Paulo, é o líder isolado do Paulistão, com 79% dos pontos conquistados – pelo caminho do time, há de se ressaltar, houveram mais confrontos de Série A (São Paulo, Corinthians e Palmeiras) e mais jogos disputados que o América (oito contra cinco).
O “G3” da arrancada de temporada é completado pelo Goiás. O Esmeraldino vai melhor até que o Atlético Goianiense, que conseguiu o acesso para o Brasileirão deste ano. Mesmo rebaixado, porém, o Goiás iniciou invicto 2024 e lá se vão nove jogos, com seis vitórias e três empates, resultando em um aproveitamento de 78%.
O Coritiba, apesar de não estar entre os melhores do país, também tem um aproveitamento positivo nos primeiros jogos do ano. O Coxa é vice-líder do Paranaense, com 74% dos pontos conquistados, mas fica atrás do rival Athletico, que tem desempenho idêntico ao do Goiás.
A análise do início de temporada mostra que o desempenho geral dos clubes da Série A é animador. Apenas dois clubes têm aproveitamento abaixo dos 50% até aqui: Atlético Mineiro e Corinthians.
O Timão, pior entre esses clubes no momento, optou por demitir o técnico Mano Menezes e está ameaçado de não avançar de fase no Campeonato Paulista. Desde a chegada de António Oliveira, ex-Cuiabá, o Corinthians melhorou o desempenho e conseguiu duas vitórias seguidas, ainda assim tem apenas 37% de aproveitamento no ano.
Diferente do Corinthians, que já encerrou 2023 em baixa e até flertou com o rebaixamento em dado momento do último Brasileiro, o Atlético Mineiro entrou neste ano como um dos clubes que melhor fechou a temporada passada. Terceiro colocado na Série A, o time teve chance de título até na penúltima rodada, fez uma grande campanha de recuperação com Felipão e manteve a mesma base para este ano – até o momento, não surtiu efeito. A busca pelo pentacampeonato estadual vai mal e o time, apesar de liderar seu grupo, tem somente 47% de aproveitamento.
Fonte: Ogol
Comentários