O Arsenal fechou o ano com uma sequência de três jogos sem vencer na Premier League, com duas derrotas. O boxing day trouxe tudo ao torcedor gunner, menos a esperança pela conquista. Mas Bukayo Saka reascendeu os Gunners nas últimas semanas, e o sonho de voltar ao topo da Inglaterra segue vivo.
Após derrota para o Fulham no último dia de 2023, o Arsenal caiu para a quarta colocação na Premier League, a cinco pontos do líder, Liverpool, e atrás de Aston Villa e Manchester City. Os Gunners estavam a um ponto de deixar o G4, com o Tottenham no calcanhar.
A sequência insana de jogos no fim do ano talvez tenha deixado clara a falta de equilíbrio no elenco comandado por Mikel Arteta. A partir de janeiro, com um intervalo maior entre as partidas (o tempo mínimo de recuperação entre jogos em 2024 foi de cinco dias, o máximo de 13), não só a minutagem dos titulares foi maior, como também os jogadores importantes chegaram mais inteiros para a reta final dos encontros.
O desempenho coletivo cresceu, e abriu espaço, também, para as individualidades. Bukayo Saka se tornou o grande destaque do renascimento gunner na Premier League, decisivo na sequência de cinco jogos seguidos só com vitórias.
Saka, que em sete jogos de dezembro somou apenas dois gols e uma assistência, nos últimos cinco jogos somou seis gols e uma assistência. O ponta tem uma média de uma participação em gol a cada 56 minutos em campo. Superior a qualquer jogador da Premier League no período.
🔥Saka nos últimos cinco jogos de Premier League:
⚽️6 gols
👟1 assistência
⌚️Uma participação em gol a cada 56 minutos
📊Quinto melhor marcador do Inglês, quarto em participação em gols
✅O Arsenal venceu os últimos cinco jogos, com 21 gols marcados pic.twitter.com/9ut6dJrDw7
A sequência é tão positiva que Saka só está a quatro gols da artilharia da Premier League. Só quatro jogadores estão na frente dele: Ollie Watkins (um gol a mais), Solanke (dois gols a mais), Salah (três gols a mais), Haaland (quatro gols a mais). Saka tem 12 gols e sete assistências, e é o quarto em participação em gols da liga, atrás de três dos quatro citados (Solanke fica abaixo).
O Arsenal, de quarto colocado a cinco pontos do líder, vendo o Tottenham perto no retrovisor, agora é vice-líder, a dois pontos do Liverpool, com direito a vitória no confronto direto. Foram 21 gols marcados na sequência positiva, com apenas dois sofridos. A disputa pelo título da Premier League esquentou de vez. Muito por conta de Bukayo Saka.
Fonte: Ogol
Comentários