O maior campeão da Copa do Brasil terá pela frente uma das grandes invencibilidades locais do país. Acostumado aos grandes feitos na competição, o Cruzeiro enfrentará, logo na primeira fase, o Sousa e a sua “Bombonera do Sertão”. O time paraibano transformou sua casa em um alçapão e não perde há mais de um ano em seus domínios.
Conhecido como o Dinossauro do Vale, pelo seu simpático escudo, o Sousa não costuma ser um bom anfitrião aos seus adversários. O time ostenta uma invencibilidade de 392 dias sem perder dentro de casa. O último revés aconteceu em 25 de janeiro de 2023 na derrota magra por 1 a 0 para o Campinense pela 5ª rodada do estadual.
Desde então, o Sousa empilhou uma série invicta de 17 partidas no Estádio Antônio Marques da Silva Mariz, o Marizão. A sequência positiva do Dinossauro conta com 15 vitórias e dois empates, contabilizando as partidas do Campeonato Paraibano e o Brasileirão Série D.
Entretanto, apenas do retrospecto invejável, o Sousa bateu na trave nos seus objetivos da última temporada e viveu em casa as principais decepções. No Estadual, o Dinossauro conseguiu tirar a desvantagem contra o Treze com a bola rolando, mas deixou o título paraibano escapar nos pênaltis. Já no Brasileirão, o empate com a Ferroviária custou a eliminação nas quartas e impediu o acesso para a Série C.
Para 2024, o Sousa tenta, para além da manutenção da sua invencibilidade, mudar o final da história. Nos dois jogos iniciais em casa, o time paraibano bateu o Serra Branca e Campinense, aumentando sua série. Nesta quarta-feira (21), diante do Cruzeiro, o Dinossauro coloca novamente à prova sua força dentro de casa e precisa unicamente da vitória para avançar na Copa do Brasil.
Localizado a 436 km da capital João Pessoa e próximo do sítio arqueológico Vale do Dinossauro, o Sousa aproveitou o bom retrospecto em casa para transformar o Estádio Marizão na “Bombonera do Sertão”. Bem humorado nas redes sociais, o Dino intitulou sua casa inspirado no temido alçapão argentino.
A Bombonera impecável do jeito que a ocasião pede. @CopaDoBrasilCBF
🦖☀️🌵#MaiorDoSertão pic.twitter.com/crinsIE2GV
Além da força em seus domínios, o Sousa também conta com a experiência para tentar surpreender o Cruzeiro. O goleiro Bruno Fuso, contratado nesta temporada, conhece o adversário e foi formado nas categorias de base do rival. Cria do Atlético Mineiro, o arqueiro disputou nove jogos no elenco principal do Galo antes de rodar o Brasil.
Na última semana, o Dinossauro também trocou sua comissão técnica e decidiu pela saída do técnico Renatinho Potiguar, que estava no comando do time desde o início da temporada passada. Paulo Schardong foi o escolhido para assumir o cargo e estreou com vitória no clássico contra o Campinense.
O próximo compromisso do Dinossauro será diante da Raposa. Na sua sexta participação na Copa do Brasil, o Sousa busca a inédita vitória para avançar pela primeira vez no torneio. No atual formato, o time paraibano disputou apenas a edição de 2022 e acabou eliminado após empate por 1 a 1 contra o Goiás.
Fonte: Ogol
Comentários