Manifestantes pedem melhores condições para o setor agrícola
Nesta quarta-feira, 21, agricultores e pecuaristas da Espanha conduziram seus tratores ao centro de Madri para protestar contra as adversidades enfrentadas pelo setor. A manifestação, organizada pelo sindicato União de Uniões, reuniu milhares de produtores de todo o país. Eles percorreram as ruas da capital ao som das buzinas dos tratores, causando engarrafamentos e confrontos com a polícia.
Os manifestantes, que se dirigiram ao Ministério da Agricultura em cinco colunas de cem veículos, exibiam cartazes com slogans como “o mundo rural morre” e “sem o campo, a cidade não come”. Este protesto ocorre após três semanas de ações semelhantes em todo o país.
Os agricultores expressaram descontentamento com os baixos preços que recebem por seus produtos e com a burocracia excessiva do setor. Muitos enfatizaram a necessidade de simplificar os procedimentos administrativos e proteger os agricultores do impacto das importações de produtos de países não europeus, que competem em condições desiguais.
O Ministro da Agricultura, Luis Planas, reafirmou o compromisso do governo em atender às preocupações do setor. Ele anunciou um pacote de medidas de apoio após uma reunião com os sindicatos e se comprometeu a defender em Bruxelas a implementação de “cláusulas espelho”. Essas cláusulas garantiriam que os produtos importados cumpram as mesmas normas exigidas dos agricultores europeus.
Os protestos dos agricultores não se limitaram à Espanha. Eles também foram observados em outros países europeus, como França, Alemanha e Grécia, especialmente nos dois primeiros. As manifestações ocorrem em um momento delicado, poucos meses antes das eleições europeias de junho, e têm pressionado a Comissão Europeia a fazer concessões, especialmente na redução do uso de pesticidas na UE.
*Com informações da AFP
Fonte: Jovem Pan News
Comentários