Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026
Menu
DOURADOS

Grupo envolve vários setores em debate de melhorias para região da Grande Dourados

21/02/2024 às 11:01
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Grupo envolve vários setores em debate de melhorias para região da Grande Dourados

Representantes de diversos setores da sociedade participam nesta terça-feira (21), do 5° Fórum de Líderes do Celeiro do Mato Grosso do Sul, que acontece no Sebrae de Dourados. A ação é voltada para debates de estratégias com foco em desenvolvimento não só para a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, mas para as cidades: Douradina, Itaporã, Caarapó, Juti, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Deodápolis, Vicentina, Rio Brilhante, Jateí, Rio Brilhante, Maracaju. 

O presidente do Celeiro do MS, Rodrigo Jefferson Trambuch, destaca que o projeto possui quatro principais eixos, sendo Inovação Empreendedorismo e Negócios, Turismo Regional – Instância de Governança Regional do Turismo, Agronegócios e Agricultura Familiar e Rota Bioceânica e Relações Internacionais. São dezenas de pessoas dos mais diversos setores da sociedade, como  líderes de entidades sociais, agentes públicos, secretários municipais, presidentes de sindicatos e associações empresariais, professores, alunos, empresários, líderes sociais, universidades, bancos e cooperativas e da comunidade envolvidos no debate. 

“É um grupo focado em ajudar nossa região a se desenvolver,  e em encaminhamentos do que é necessário para que a região se torne cada vez melhor pra gente viver, empreender e inovar”, destaca Rodrigo.  

Nesse aspecto, Rodrigo Jefferson Trambuch destaca importantes ações do Celeiro encaminhadas recentemente de forma positiva em qualificação profissional na região, outras que tem sido trabalhadas no que tange a segurança do trabalho, principalmente em pontos de armazenagem de grãos no Estado, além de contatos com investidores nacionais e internacionais para apresentar potencialidades do Estado e ações em andamento como a Rota Bioceânica que vão impactar na economia da região. 

“O Celeiro tem trazido discussões da Rota Bioceânica na nossa região. Sabemos que o traçado vai passar pela região e temos trabalhado para preparar nossos municípios para essa grande transformação que a rota vai trazer para nossa região. Estamos trabalhando com conexões com a Argentina, com o Chile e com o Paraguai, trazendo cooperativas, empresas para intermediar negócios aqui e automaticamente movimentarmos a economia”, apontou. 

A proposta do Celeiro foi iniciada em 2021, conforme explica Vanessa Reis, gerente do Sebrae, por meio da metodologia da atividade de Liderança para o Desenvolvimento Regional. Por meio de atividade voluntária, os debates acontecem periodicamente e uma empresa é formada para outras tratativas. 
“ O intuito é fomentar o desenvolvimento, impulsionar nosso território.  Uma agência é formada após os encontros, um CNPJ de fato, de atuação no território, então é possível afirmar que o Celeiro se converteu como uma empresa que promove o desenvolvimento. São líderes, pessoas estratégicas que querem colaborar, que estão trabalhando para trazer benefícios para comunidade, para região toda”, pontua. 


Entre a programação desta quarta-feira (21), o encontro contará com apresentação da Agência de Desenvolvimento e resgate histórico, apresentação do Case de Governança Líder Novo Oeste MG, com Angelo Roncalli, Apresentação das Ações realizadas em 2023 pelos eixos estratégicos, atualização da Agenda de Desenvolvimento do Território da Grande Dourados e Priorização e definição das Ações – Plano de Ação 2024. 

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias