A nova turma é composta por 29 futuros agentes da corporação
A Guarda Municipal de Dourados iniciou, nesta sexta-feira (23), o Curso de Formação Profissional para uma nova turma de futuros agentes da corporação. A Aula Magna foi realizada no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), com a presença do prefeito Alan Guedes e da diretora-geral da Guarda Municipal de Dourados (GMD), Graziele Cespedes Nascimento.
Na primeira aula, os futuros agentes assistiram a uma palestra com o promotor público Radamés de Almeida Domingos, cujo tema foi “O estado de direito e a segurança pública como garantia constitucional: O papel das Guardas Municipais”.
Esta é a quinta edição do Curso de Formação e inclui 29 candidatos remanescentes do último concurso realizado pela Prefeitura de Dourados. Os novos agentes passarão por uma formação de quatro meses, com uma carga horária prevista de 986 horas/aula. Segundo a Matriz Curricular de Formação estabelecida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), a carga curricular deveria ser de 540 horas/aula. No entanto, devido ao trabalho de referência desenvolvido pela Guarda Municipal de Dourados para outras corporações do Brasil, foi necessária a ampliação da carga horária, com aulas práticas e teóricas.
A GMD tem parcerias com a Promotoria de Justiça, Instituições de Segurança Pública, Universidades Públicas e Privadas, que garantem aulas ministradas por profissionais altamente qualificados. O curso incluirá aulas de policiamento comunitário, fiscalização ambiental, fiscalização de trânsito, armamento e tiro, atendimento ao público e a grupos vulneráveis, entre outras disciplinas necessárias para o trabalho diário de um guarda municipal.
Segundo Graziele Nascimento, a formação visa dar aos novos agentes condições práticas e teóricas para que o atendimento à população seja o melhor possível. “Esse Curso de Formação proporcionará um incremento no efetivo da instituição, resultando em uma melhor qualidade no trabalho prestado aos douradenses. Agradecemos a todas as instituições civis e policiais pelas parcerias que ajudarão na formação desses novos GMs, aprendendo com os melhores profissionais, e quem ganha é a população”, completa a diretora-geral da GMD.
Comentários