Quinta-feira, Janeiro 23, 2025
spot_img
InícioESPORTESMesmo com benefício do empate, clubes da Série A caem na 1ª...

Mesmo com benefício do empate, clubes da Série A caem na 1ª fase da Copa do Brasil há cinco anos

spot_img

O ano era 2016 e a CBF anunciou uma mudança na Copa do Brasil a partir de 2017: fim dos jogos de ida e volta na 1ª fase. A decisão para uns abriria mais chance para os pequenos avançarem, para outros dificultava ainda mais o caminho, já que o fim do segundo jogo trouxe junto um benefício: os clubes do Brasileirão jogam pelo empate. Mesmo com essa possibilidade, as zebras não deixaram de acontecer e a queda do maior campeão, Cruzeiro, é a síntese disso.

Com o regulamento em baixo do braço, o Cruzeiro avançava na Copa do Brasil até dois minutos do fim da partida com o Sousa. Num jogo marcado pelo campo pesado devido às chuvas, poucas foram as chances claras, mas o Dinossauro do Sertão foi cirúrgico e gastou bem seus tiros, com perdão do trocadilho. Danilo Bala foi autor do primeiro e segundo gol – um golaço, de muito longe, que surpreendeu Rafael Cabral.

Desde o fim dos jogos de ida e volta, dez clubes da Série A já caíram na primeira fase – a primeira vez foi em 2018, quando o Botafogo e Paraná perderam para Aparecidense e URT. Somente em duas edições (2017, a primeira; e 2019) o fato não aconteceu.

O benefício do empate, para que se dimensione a importância, fez com que nesse período (2017 – 2024) 21 clubes da Série A avançassem na 1ª fase da Copa do Brasil – aconteceu em todos os anos. A partir da segunda fase, isso já muda e o empate, necessariamente, leva o jogo para os pênaltis, e aí aconteceram diversas eliminações, como o Vasco e Goiás no ano passado. Ambos caíram nos pênaltis para ABC e Águia, respectivamente.

Desde 2020, há cinco temporadas consecutivas, pelo menos um clube da Série A cai na 1ª fase como derrotado: em 2023 foi o Cuiabá, que caiu para o modesto São Raimundo de Roraima; em 2022, o Internacional protagonizou uma zebra histórica contra o Globo; em 2021, Goiás e Sport foram eliminados por Boavista e Juazeirense, respectivamente; enquanto 2020 foi o ano com mais quedas de clubes do Brasileirão nesta fase: Bahia (River-PI), Sport (Brusque) e Coritiba (Manaus). Assim, mesmo com o tal benefício, a Copa do Brasil não deixa de apresentar suas zebras (ou dinossauros).

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img