Domingo, Fevereiro 23, 2025
spot_img
InícioDESTAQUESSES distribui 16,6 mil testes rápidos de antígeno para Covid-19 aos municípios

SES distribui 16,6 mil testes rápidos de antígeno para Covid-19 aos municípios

spot_img

A distribuição dos testes, doados pela Opas, será feita para 57 municípios do estado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul iniciou o repasse de 16,6 mil testes rápidos de antígeno para Covid-19 às secretarias municipais de saúde do estado. A doação foi feita pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), e a SES planeja atender 57 municípios de Mato Grosso do Sul somente nesta semana.

A liberação dos testes rápidos de antígeno para Covid-19 é realizada conforme um fluxo estabelecido, onde as secretarias municipais de saúde precisam apresentar comprovação de 80% ou mais de uso dos testes. Os quantitativos são calculados de acordo com o estoque, a população e o número médio de sintomáticos respiratórios atendidos na semana em cada município.

Lívia Maziero, gerente de Influenza e Doenças Respiratórias da SES, enfatizou a importância de os municípios evitarem o uso indiscriminado dos testes. Ela explicou que, à medida que a SES receber mais testes da Opas, continuará a repassá-los aos 79 municípios do estado. A recomendação atual é que os testes sejam utilizados em pacientes com sintomas respiratórios (síndrome gripal) atendidos em todo o estado, conforme a Nota Técnica estadual em vigência.

Os municípios que optaram pelo recebimento via caminhão precisam consultar o cronograma do mês. A retirada dos testes acontece até a próxima quinta-feira (29), das 7h30 às 16h30, na empresa Consórcio LIM (Logística Inteligente de Medicamentos), localizada na avenida Ministro João Arinos, 2.690, Bairro Tiradentes, em Campo Grande.

É importante frisar que o teste rápido de antígeno para Covid-19 é recomendado para síndrome gripal, gripes leves atendidas em Unidades Básicas de Saúde ou até mesmo em Unidades de Pronto Atendimento, pacientes que não internam, que não possuem fatores de risco e que não são de grupos prioritários. A metodologia RT-PCR via Lacen/MS (Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul) permanece disponível para casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) hospitalizados, síndrome gripal de unidade sentinelas e para grupos de risco: gestantes, puérperas e imunossuprimidos.

Kamilla Ratier, Comunicação SES

Foto: Arquivo

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img