Segundo brasileiro com mais assistências no Campeonato Português, Murilo Souza vive um grande momento na carreira. Com um acesso no currículo para La Liga e dois títulos no futebol português, o ponta projeta um novo salto no país.
Gaúcho de São José do Norte, Murilo começou a carreira no Caxias, passou ainda por Inter, Lajeadense e Juventude no Rio Grande do Sul, defendeu Botafogo e Macaé no Rio até se mudar para Portugal. Porta de entrada para muitos brasileiros na Europa, o futebol português foi, e é, a casa de Murilo há cinco temporadas, com uma breve interrupção para jogar na Espanha pelo caminho.
Mesmo com o “frio na barriga” pela primeira experiência profissional na carreira longe de casa, Murilo viveu seu grande ano goleador no Nacional, na temporada 2017/18, sendo campeão da Segunda Liga Portuguesa com 14 gols naquela temporada.
“Foi uma temporada muito especial, deu aquele frio na barriga por ser meu primeiro ano fora, outra cultura, adaptação. Mas tudo deu certo, o clube me abraçou, treinador me ajudou muito, o nosso grupo era incrível, então foi só mesmo desfrutar dentro de campo. Fizemos história no Nacional”, conta, em conversa com oGol.
Na temporada seguinte, Murilo vestiu uma camisa “pesada” em Portugal: a do Braga. E participou da campanha do título da Taça da Liga na temporada 2019/20. Naquela mesma temporada, se mudou para a Espanha. Viveu lá o período da Covid-19, celebrando, sem torcida, o acesso para La Liga com o Mallorca. Pouco antes, havia se encantado com o calor dos torcedores do Sporting Gijón.
“Obviamente a subida de divisão para La Liga com o Mallorca foi lindo demais, a pena foi ter sido uma temporada inteira com estádios vazios devido a pandemia do Covid. Por isso não posso esquecer das noites no estádio Molinón com a camisa do Sporting de Gijón. Foi a camiseta fora do Brasil que senti o torcedor mais apaixonado e vibrante. Incrível”, recordou.
De volta para Portugal, Murilo Souza defende o Gil Vicente desde 2021. Na atual temporada, vive seu melhor momento, com mais participações em gol desde o acesso com o Nacional: são quatro gols e seis assistências.
“Está sendo uma linda temporada, me sinto realmente forte fisicamente, participando bastante dos gols da equipe e espero seguir assim até o final”, comentou.
Murilo pensa no “hoje” e quer terminar a temporada em grande nível no Gil Vicente. Mas não esconde o desejo de dar um “salto” no país e voltar a defender uma equipe do top 4.
“Acho que a minha grande ambição hoje é fazer uma boa temporada. Em Portugal já conquistei dois títulos, tenho minha história aqui, óbvio que se puder melhorar de nível dentro do país seria muito bom”, projetou.
“A camisa do Braga pesa muito aqui, então acho que já vesti uma camisa top 4 do país, os três grandes obviamente dão a maior visibilidade. Já tive sondagem de pelo menos um dos grandes quando estava no Braga, e não vejo problema em vestir uma das três camisas, que com certeza seria um salto”, completou.
Fonte: Ogol
Comentários