Após alagamentos em chácara, CMO diz que drenagem ao redor da pista fica a cargo da prefeitura
Anuncie Aqui
Após alagamentos em chácara, CMO diz que drenagem ao redor da pista fica a cargo da prefeitura
Moradores de uma chácara, situada ao lado das obras do Aeroporto Francisco de Matos Pereira, estão enfrentando um problema com alagamentos, quando chove de maneira um pouco mais intensa em Dourados. Como mostrado pela equipe de reportagem, a água acumulada na barragem construída aos fundos da pista do aeródromo transborda e invade a propriedade rural e, durante busca por um posicionamento dos órgãos públicos sobre a situação, o Dourados News foi informado via assessoria de comunicação do CMO (Comando Militar do Oeste) responsável pelas obras do local, que a questão da drenagem no entorno seria de responsabilidade da gestão municipal.
O Dourados News mostrou a problemática enfrentada pelos moradores próximos das obras.
Recentemente no dia 24, quando Dourados acumulou pouco mais de 20 mm de chuva, o local contou com alagamentos –relembre aqui-. No ano anterior, também em fevereiro, quando uma chuva de um volume elevado atingiu a cidade, a água ultrapassou a barragem feita no aeródromo e atingiu a propriedade rural, avançando inclusive sobre os imóveis -relembre aqui-.
Por meio de nota, a assessoria do Comando informou que reunião juntamente a administração teria tratado tal assunto.
“O Comando Militar do Oeste informa que em reunião com representantes dos órgãos públicos envolvidos na obra, ocorrida em julho de 2021, ficou estabelecido em Ata de Reunião que a responsabilidade pela continuidade do sistema de drenagem em áreas externas ao Aeroporto Regional de Dourados não ficaria sob a responsabilidade do Exército Brasileiro (9º BEC). Em fevereiro de 2023, após os problemas provocados em consequência das fortes chuvas aos proprietários próximos à área aeroportuária, ocorreu nova reunião envolvendo representantes da Prefeitura de Dourados, do 9º BEC e de proprietários dos terrenos vizinhos. Naquela ocasião, ficou ratificada, em Ata, a responsabilidade da Prefeitura de Dourados em solucionar o processo erosivo fora do perímetro do aeroporto, ressaltando, mais uma vez, que a execução dos projetos de drenagem estaria limitada somente à área do aeroporto de Dourados”, destacou.
Ainda no posicionamento, o Comando destaca a necessidade que o sistema de drenagem da bacia de detenção seja construído pela gestão municipal.
“ O 9º BEC vem tomando todas as medidas ao seu alcance, no que diz respeito à mitigação do passivo ambiental em tela. No entanto, é importante que o sistema de drenagem da bacia de detenção seja construído pela Prefeitura de Dourados para diminuir a probabilidade de danos causados por chuvas e solucionar a erosão”, disse.
Diante do informado pelo Comando, o Dourados News procurou a prefeitura municipal via assessoria de comunicação para esclarecimentos, mas até o fechamento desta reportagem não obteve retorno.
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários