UBS’s de Dourados terão horário ampliado e mais médicos para ‘desafogar’ UPA
Anuncie Aqui
UBS’s de Dourados terão horário ampliado e mais médicos para ‘desafogar’ UPA
Na manhã desta terça-feira (27/2) o prefeito de Dourados, Alan Guedes, em coletiva de imprensa realizada no Pronto Atendimento Médico (PAM), anunciou um convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde (Sems), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde para a implantação do projeto Laboratório de Inovação na Atenção Primária à Saúde (InovaAPS).
O município terá 31 novos profissionais para os postos de saúde e a ampliação do horário de atendimento em quatro unidades. Os postos do Jóquei Clube, Ildefonso Pedroso, Jardim Maracanã e Parque do Lago II terão atendimento ininterrupto das 7h às 19h, o que facilitará o acesso da população a serviços como curativos, consultas de rotina e vacinação.
Segundo o secretário municipal de saúde, Waldno Lucena, essas unidades de saúde foram escolhidas considerando o critério populacional e geográfico, sendo uma em cada região da cidade.
“Vamos fortalecer o atendimento primário com a ampliação do quadro de profissionais, o que vai possibilitar que o atendimento nessas unidades seja expandido. Com isso esperamos desafogar o atendimento da UPA, facilitando o acesso da população a todos os serviços que são oferecidos pela unidade básica durante o horário convencional, desde curativos, consultas de rotina ou vacinação”, explica Waldno.
“Muitas vezes, pessoas que necessitam de atendimentos mais simples acabam aguardando por horas na fila da UPA, já que lá a prioridade é dada aos casos de acidentes e outras situações mais graves. Em algumas situações, um pai chega em casa após o trabalho e se depara com o filho com febre, precisando levá-lo à UPA, pois, os postos de saúde estão fechados. Com a ampliação do atendimento nas UBSs, acreditamos que haverá um significativo alívio para a UPA, principalmente no período noturno.”, salientou.
Dourados é o terceiro município do país a fazer parte do programa e o processo seletivo para os novos profissionais será realizado por meio do programa de residência médica em Medicina de Família e Comunidade, com inscrições abertas até 29 de fevereiro, confira aqui o edital.
Além de seis médicos, a equipe multiprofissional contará com enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e dentistas. O investimento total do programa é de R$ 28 milhões, os recursos são oriundos do Ministério da Saúde, destinando R$ 14 milhões por ano para a formação de 31 especialistas anualmente.
Para o prefeito Alan Guedes, a ampliação do número de profissionais da Atenção Básica e do horário de atendimento das UBSs é fundamental para desafogar o atendimento da média e alta complexidade, como é o caso da UPA, que tem capacidade diária de 350 atendimentos, mas tem uma demanda de 600 atendimentos por dia.
“Com a implantação do projeto, visualizamos um quadro de desafogamento e esperamos ter apenas 8% dos atendimentos em média e alta complexidade”, afirmou Alan.
Dinaci Ranzi, que atuou como vice-prefeita de Dourados na primeira gestão de Murilo Zauith, e atualmente assessora do InovaAPS da Fiocruz, esteve presente na coletiva e destacou que o objetivo do programa é trazer transformação para o atendimento, priorizando o acolhimento e a humanização.
Ela informou ainda que dentro do programa serão implantadas novidades que trarão mais celeridade para os atendimentos, como a Teleinterconsulta.
“O paciente recebe o atendimento primário e, se o médico perceber que ele precisa de um atendimento especializado, poderá chamar ao vivo pela tela do computador um cardiologista para realizar o atendimento ali na hora com o paciente”, explicou Dinaci.
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários