A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da área técnica das PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde), marcou presença no ‘3º Encontro Internacional Arogya – Exposição e Conferência Internacional sobre Ayush e Bem-estar’, em Lucknow, Uttar Pradesh, Índia.
Com a crescente da Medicina Tradicional Indiana no ocidente e uma aproximação da Embaixada da Índia com a SES, as responsáveis técnicas pelas PICS da SES, Patrícia Mecatti Domingos e Renata Vaz participaram como delegadas, representando o Brasil.
“Ficamos muito felizes de participarmos, um evento grandioso que vai levar bem-estar e saúde para toda a população”, destacou Patrícia.
Realizado pelo Ministério de Ayush – Ayurveda, Yoga e Naturopatia, Unani, Siddha e Homeopatia –, o Governo da Índia e a Federação da Câmara de Comércio Indiana e Indústria, o ‘3º Encontro Internacional Arogya – Exposição e Conferência Internacional sobre Ayush e Bem-estar’ aconteceu entre os dias 22 e 25 de fevereiro reuniu mais de 60 países do mundo.
Arogya – em sânscrito, significa “Libertação das Doenças” – envolveu a participação de todas as organizações de líderes que oferecem produtos e serviços Ayush – Sistemas Tradicionais de Medicamentos –, Organizações de Bem-Estar e médicos especialistas renomados.
“Aprendemos, vivemos experiências e vamos levar esse conhecimento para o Brasil. Nós fomos as únicas representantes do Brasil no evento”, lembrou Renata.
O encontro das medicinas tradicionais ancestrais de medicamentos e bem-estar da Índia promoveu a conscientização e a validação científica dos Sistemas Ayush de Medicina, facilitou a promoção, o desenvolvimento e o reconhecimento internacionais dos sistemas tradicionais de medicina, além da interação de especialistas em nível internacional no setor Ayush.
Práticas Integrativas
As PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Todas as práticas estão inseridas no SUS (Sistema Único d Saúde) e reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
As práticas estão inseridas no SUS e reconhecidas pelo Ministério da Saúde como opção para tratamento e prevenção de diversas doenças. Entre as PICS estão a Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais.
Kamilla Ratier, Comunicação SES
Comentários