Sábado, Fevereiro 22, 2025
spot_img
InícioDESTAQUESSES estuda criação de termo de cooperação técnica com UEMS e Fundect...

SES estuda criação de termo de cooperação técnica com UEMS e Fundect para fortalecer municípios estratégicos de MS

spot_img

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul está considerando uma cooperação técnica com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect) para desenvolver ações de educação em saúde.

A SES está estudando a viabilidade de assinar um termo de cooperação técnica com a UEMS, com a possibilidade de inclusão da Fundect. O objetivo é desenvolver ações de educação em saúde nos municípios que compõem as rotas Bioceânica e Celulose, bem como desenvolver ações voltadas para a Saúde Prisional e as Unidades Educacionais de Internação (Uneis).

A secretária de Estado de Saúde em exercício, Crhistinne Maymone, destacou que essas ações são estratégicas. Ela ressaltou a necessidade de fortalecer os municípios que podem ver um aumento em sua população devido aos investimentos e empreendimentos do governo estadual, bem como aqueles municípios que receberão investimentos de empresas privadas que atuarão no setor de celulose.

O reitor da UEMS, Laércio de Carvalho, afirmou que a reunião com a Secretaria de Estado de Saúde foi muito importante, pois firmou novas parcerias da UEMS em prol das pessoas e seguindo a política do Governo do Estado.

André Vinicius Batista de Assis, superintendente de Educação e Formação na Saúde da SES e diretor da Escola de Saúde Pública (ESP), explicou que essa cooperação técnica com essas instituições será de extrema importância, especialmente para fortalecer a saúde nos municípios situados em rotas estratégicas no estado.

A assessora executiva do Gabinete e Apoio Operacional dos Municípios da Rota da Celulose da SES, Danielle Ahad das Neves, destacou que as ações devem ocorrer preferencialmente na rota da celulose, considerando que os municípios de Água Clara e Inocência passarão a receber uma população considerável de trabalhadores.

Além disso, a SES tem interesse em desenvolver ações voltadas para a Saúde Prisional e fortalecer as ações nas Uneis do estado. A superintendente de Atenção Primária em Saúde, Karine Cavalcante, destacou o interesse em desenvolver ações com a UEMS e a Fundect que possam ajudar no processo de educação em saúde dos internos das unidades prisionais e das Uneis.

Rodson Lima, SES

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img