Justiça pede urgência em transferência de mulher internada em estado grave na UPA
Anuncie Aqui
Justiça pede urgência em transferência de mulher internada em estado grave na UPA
Decisão do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul requer a transferência com urgência de uma paciente que está internada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Dourados para unidade hospitalar. Trata-se de Juraci Marques Cançado, de 44 anos, com quadro de colecistite aguda (pedra na vesícula).
A medida visa que a paciente seja encaminhada para unidade hospitalar e seja submetida à cirurgia geral e receba todas as providências para melhora do quadro clínico.
Conforme o documento, o qual o Dourados News teve acesso, considera-se que a UPA não possui estrutura para atender corretamente o caso mulher, sendo que diante da situação atual de saúde dela, a mesma corre risco de morte.
“Em decorrência de sua piora progressiva e por não dispor de estrutura em sua unidade atual, foi realizado pedido de vaga em hospital que realize o referido tratamento” cita e complementa ao apontar que “apesar da regulação e das tentativas de obtenção de vaga via contato telefônico, até o momento não foi disponibilizada vaga”.
Ainda conforme o documento “a paciente corre risco de óbito se não for transferida com urgência para realizar o tratamento adequado”.
De acordo com o esposo da paciente, Jair Antonio Oteiro, 52 anos, pedreiro, Juraci está internada na UPA desde madrugada de quarta-feira (28) e a família entrou com o pedido de vaga em hospital via defensoria pública, já que o quadro dela não evolui. Ele conta que há cerca de três meses, a esposa tem tido crises recorrentes.
“Ela está com muita dor e estão aplicando morfina, mas precisa ver para operar. Não dá pra ficar assim e dizem que não tem previsão”, disse.
A decisão da Justiça solicita que uma alternativa para o caso seja adotada seja pelo Município ou pelo Estado, priorizando a unidade hospitalar que possua vaga.
O Dourados News entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura municipal para um posicionamento diante do requerimento, mas até o fechamento desta reportagem não obteve retorno. A reportagem também tentou contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Saúde, mas até o fechamento da reportagem não obteve respostas.
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários