Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026
Menu
DOURADOS

Justiça pede urgência em transferência de mulher internada em estado grave na UPA

29/02/2024 às 10:56
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Justiça pede urgência em transferência de mulher internada em estado grave na UPA

Decisão do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul requer a transferência com urgência de uma paciente que está internada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Dourados para unidade hospitalar. Trata-se de Juraci Marques Cançado, de 44 anos, com quadro de colecistite aguda (pedra na vesícula).

A medida visa que a paciente seja encaminhada para unidade hospitalar e seja submetida à cirurgia geral e receba todas as providências para melhora do quadro clínico.

Conforme o documento, o qual o Dourados News teve acesso, considera-se que a UPA não possui estrutura para atender corretamente o caso mulher, sendo que diante da situação atual de saúde dela, a mesma corre risco de morte.

“Em decorrência de sua piora progressiva e por não dispor de estrutura em sua unidade atual, foi realizado pedido de vaga em hospital que realize o referido tratamento” cita e complementa ao apontar que “apesar da regulação e das tentativas de obtenção de vaga via contato telefônico, até o momento não foi disponibilizada vaga”.

Ainda conforme o documento “a paciente corre risco de óbito se não for transferida com urgência para realizar o tratamento adequado”.

De acordo com o esposo da paciente, Jair Antonio Oteiro, 52 anos, pedreiro, Juraci está internada na UPA desde madrugada de quarta-feira (28) e a família entrou com o pedido de vaga em hospital via defensoria pública, já que o quadro dela não evolui. Ele conta que há cerca de três meses, a esposa tem tido crises recorrentes.

“Ela está com muita dor e estão aplicando morfina, mas precisa ver para operar. Não dá pra ficar assim e dizem que não tem previsão”, disse. 

A decisão da Justiça solicita que uma alternativa para o caso seja adotada seja pelo Município ou pelo Estado, priorizando a unidade hospitalar que possua vaga. 

O Dourados News entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura municipal para um posicionamento diante do requerimento, mas até o fechamento desta reportagem não obteve retorno. A reportagem também tentou contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Saúde, mas até o fechamento da reportagem não obteve respostas. 
 

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias