Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026
Menu
DOURADOS

Oficina ‘Através das Sensações – Poesia em Machê’ promove inclusão em Dourados

29/02/2024 às 12:00
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Oficina ‘Através das Sensações – Poesia em Machê’ promove inclusão em Dourados

Uma iniciativa inovadora chega a Dourados para promover inclusão e sensibilidade através da arte. A Oficina ‘Através das Sensações – Poesia em Machê’ é um projeto idealizado para proporcionar experiências multissensoriais por meio de poesias e papel machê, especialmente voltadas para pessoas com deficiência visual, baixa visão e autismo. 

O projeto está dividido em duas partes. O primeiro evento acontece nesta sexta e sábado, 1 e 2 de março, no Casulo – Espaço de Arte e Cultura, com 15 vagas preenchidas, sendo 10 para pessoas com deficiência e 5 para o público geral. A segunda parte acontecerá nos dias 12 e 13 de março, no Lar do Idoso, com 10 vagas destinadas a pessoas idosas.

Após as oficinas, todo o material produzido será exposto em locais estratégicos da cidade, proporcionando uma vivência sensorial única. A exposição das poesias ocorrerá na Escola Municipal Joaquim Murtinho, beneficiando 100 crianças com ou sem deficiência, e na Associação de Combate ao Câncer da Grande Dourados (ACCGD), beneficiando 40 pessoas, incluindo mulheres, pessoas com câncer e familiares dos associados.

O projeto foi contemplado pela lei Paulo Gustavo, com iniciativa da Secretaria de Cultura de Dourados. Todo o processo é gratuito para a comunidade. A proposição da oficina é de Felipe de Jesus Sampaio e a oficineira será Ana Aline de Medeiros.

“Esta proposta, permeada pela poesia e inclusão, busca impactar tantas pessoas com deficiência quanto aquelas sem, pois a arte e a cultura têm o poder de proporcionar alegria. Por muito tempo, as pessoas com deficiência têm sido privadas do acesso à cultura devido à falta de incentivo e respeito. A oficina proposta representa o primeiro passo para que, especialmente aqueles com deficiência visual e sensorial, possam sentir verdadeiramente os objetos e experimentar a poesia de uma maneira única. Acredito que esse projeto contribuirá significativamente para a quebra de barreiras e estereótipos, promovendo um ambiente cultural inclusivo”, destacou Felipe. 
 

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias