Jürgen Klopp foi um dos grandes responsáveis por tirar o Liverpool de uma fila de três décadas na Premier League. Levou o clube ao topo da Europa, ao topo do mundo. Marcou uma era. E agora, em sua última temporada em Anfield, na Last Dance pelos Reds, o treinador promete deixar outro legado importante: o de abrir a porta para uma nova geração. Ao mesmo tempo que encerra uma era, abre outra.
No último fim de semana, Klopp conquistou mais um título pelo Liverpool em Wembley: o da Copa da Liga, diante do Chelsea. No duelo, desfalcado de muitas estrelas, o treinador mandou a campo cinco adolescentes sub-21 formados no clube: Jayden Danns, Jarell Quansah, Bobby Clark, Conor Bradley e James McConnell. Caoimhin Kelleher, goleiro de 25 anos que substituiu Alisson, também foi formado no clube.
O norte-irlandês Conor Bradley havia somado pouco mais de 300 minutos de Premier League na temporada quando foi escolhido como substituto de Mohamed Salah na decisão. Bradley começou o jogo na lateral, mas, depois da lesão de Gravenberch, o também jovem Elliott foi deslocado para o meio e Bradley atuou aberto na ponta direita. Deu conta do recado.
Bradley deu lugar a Bobby Clark na reta final do encontro. Clark, de 19 anos, havia somado apenas 27 minutos na Liga Inglesa. Foi ele que descolou o escanteio que culminou no gol do título, na prorrogação, em cabeçada de Virgil van Dijk.
O vitorioso Jürgen Klopp, campeão dos principais troféus do futebol, garantiu, depois do triunfo na Copa da Liga, que a conquista foi a mais especial da sua carreira.
“Tenho certeza de que quando nós colocamos os meninos, as pessoas pensaram: ‘ok, agora eles desistiram, estão pensando no jogo de quarta’. Mas não foi o caso. Nós precisávamos de ar fresco, e eles fizeram o trabalho”, garantiu o treinador após a conquista.
Nesta quarta-feira, Klopp escalou seis jogadores formados no clube contra o Southampton, na Copa da Inglaterra. Filho de Jason Koumas, que jogou a Premier League por Wigan e West Brom, Lewis Koumas, de 18 anos, fez seu primeiro jogo como profissional. E marcou um dos gols da classificação. Jayden Danns, em seu terceiro jogo profissional, foi destaque com dois gols.
Na reta final do encontro, Klopp mandou a campo o adolescente Trey Nyoni, de apenas 16 anos. Nesta temporada, Nyoni só havia jogado nas equipes sub-18 e sub-21. Quando entrou em campo, se tornou o mais jovem do clube a atuar na F.A Cup.
“Foi uma atuação top, top, top. E não podemos esquecer que o Trey entrou também, que jogador ele é! Meu Deus do céu”, disse Klopp após a vitória.
Os títulos da Copa da Inglaterra e da Premier League continuam a ser prioridades, e Klopp pode deixar ainda mais vasta sua coleção de troféus no clube. Mas talvez o grande último legado do alemão em Anfield seja dar o pontapé inicial para uma nova era, com uma base sólida de atletas formados em casa e capazes de assumir o protagonismo.
Fonte: Ogol
Comentários