Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026
Menu
DOURADOS

Durante posse, novo secretário de Educação fala de desafio de mais vagas para a Reme

01/03/2024 às 12:27
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Durante posse, novo secretário de Educação fala de desafio de mais vagas para a Reme

Na manhã desta sexta-feira (01), o professor Carlos Vinicius da Silva Figueiredo assumiu a Secretaria Municipal de Educação, durante cerimônia na Escola Municipal Loide Bonfim. A ação foi acompanhada por autoridades locais, servidores e público em geral. Ana Paula Benitez Fernandes deixa o cargo e retorna para a direção da Escola Municipal Prefeito Luiz Antônio, no Jardim Novo Horizonte. 

O secretário Carlos Vinicius da Silva Figueiredo disse que a prioridade para esse início de gestão é solucionar a questão da falta de vagas existente na Reme (Rede Municipal de Ensino), com ênfase que as crianças que vão ser designadas a partir de março consigam acompanhar o calendário letivo. Para tanto, ele destacou que parcerias com o Governo Estadual estão sendo tratadas e disse que existe possibilidade de novas parcerias com a rede privada.  

“Temos uma necessidade urgente de resolver a questão das vagas, entendemos que o direito fundamental da criança estar dentro da escola precisa ser mantido e a gente precisa trabalhar com agilidade neste sentido. Nosso primeiro passo atender essa demanda por meio de parcerias já iniciei um diálogo com a Secretaria de Estado de Educação e também temos avaliado parcerias com a rede privada para que a gente faça uma parceria e consiga fazer que o quanto antes todas as crianças que tem o direito legal de estar na escola sejam matriculadas”, disse ao afirmar que ainda não tem um balanço exato do déficit existente e que irá se aprofundar no assunto nos próximos dias.   

Questionado sobre como vai conduzir as questões que envolvem negociações salarias com os servidores da Educação, cujo calendário de tratativas se aproxima, o novo secretário disse que priorizará o “diálogo” e a “transparência”. 

A educadora Ana Paula Benitez Fernandes disse que o balanço do período de mais de três anos a frente da pasta foi positivo e destacou ações como o aumento no número de alunos na Reme de 27 mil para 34 mil, tratativas para os servidores e implementação de atividades extraclasses. 

“Volto hoje para a direção do prefeito Luiz Antonio, no Novo Horizonte, com a sensação de missão cumprida, com amor e dedicação. Tudo que podia ser feito, a gente fez. Minha gratidão ao prefeito Alan por podermos ter revolucionado a Reme, desde a implementação da hora extra de um vigia, computadores novos adquiridos, destaco que aumentamos o número de alunos significativamente e hoje fico muito emocionada por esse trabalho. Retomamos modalidades de projetos esportivos e culturais (dança, futsal, tênis de mesa) estruturamos a robótica, hoje a gente trabalha tranquilo, pois não temos crianças da Reme ociosas no contraturno. A educação é isso, é oportunidade”, pontuou. 

O prefeito Alan Guedes apontou avanços na Educação, deixou agradecimentos a Ana Paula Fernandes e disse que Carlos Vinicius da Silva Figueiredo deve implementar um formato singular na pasta. 

“Tivemos avanços em estruturação, em questão administrativas dos servidores, no número de alunos atendidos, o trabalho da Ana Paula contribuiu muito, pelo fato dela ser da Rede, dela conhecer a realidade das escolas trouxe um trabalho que engrandeceu a rede, deixo minha gratidão. A expectativa é que o Carlos continue esse trabalho, mas também dando ritmo próprio, com características que ele traz da Educação Pública Federal pra nos ajudar a implementar novas ações na pasta”. 

Guedes disse ainda que entre os pedidos feitos ao novo gestor está “priorizar um atendimento humanizado e solucionar o déficit no número de vagas”.  

Carlos Vinícius de Figueiredo esteve a frente da direção do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e é professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa do mesmo Instituto.

Ele possui Doutorado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduação e Mestrado em Letras pela UFMS em Três Lagoas. Possui um livro de sua autoria: O direito ao grito: a hora do intelectual subalterno em Clarice Lispector.

 

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias