Sábado, Setembro 21, 2024
spot_img
InícioESPORTESMultifunções, garçom e decisivo... Jhon Arias, o herói do Fluminense na Recopa

Multifunções, garçom e decisivo… Jhon Arias, o herói do Fluminense na Recopa

spot_img

Depois da inédita conquista da Copa Libertadores, o Fluminense afastou mais um pesadelo que acompanhava o clube. A memória da LDU, algoz na principal competição da América do Sul, agora pode ser substituída pela experiência mais positiva proporcionada por Jhon Arias.

Com muita frieza, da marca da cal, o atacante deu o título da Recopa ao Tricolor Carioca com os gols que viraram o duelo após derrota na ida, no Equador. Se nomes como os de Germán Cano, André e Marcelo são lembrados com maior frequência, é momento de colocar Jhon Arias na mesma prateleira.

A trajetória do colombiano, atualmente com 26 anos, foi incomum. Arias precisou dar um passo para trás e, inclusive, disputar a segunda divisão do seu país com a camisa do Llaneros, em 2018.

O ponta foi bem e acabou chamado a atuar no clube que detinha seus direitos econômicos, o Patriotas. Posteriormente, foi campeão pelo América de Cali antes de ter passagem de destaque pelo Santa Fe, quando chamou a atenção do Flu em duelo pela Libertadores.

Quando chegou ao Brasil, em 2021, Arias foi titular em apenas sete de seus 21 confrontos disputados. Em agosto daquele ano, o Fluminense acertou a compra de 50% dos direitos econômicos do atleta por uma bagatela: US$ 600 mil dólares (à época, pouco mais de R$ 3 milhões).

No ano seguinte, Jhon Arias começou a ganhar cada vez mais espaço com o ainda técnico Abel Braga. Fernando Diniz chegou ao clube em maio e, desde então, Arias não saiu mais da equipe titular.

O ano de 2022 foi ímpar na carreira de Arias. Foram 16 gols, marca superior a de toda sua carreira até então, e 17 assistências distribuídas. E não só isso. Sob o comando de Diniz, o colombiano passou a demonstrar a capacidade de realizar diversas valências em campo.

Geralmente atuando pela faixa direita do campo, Arias passou a construir desde o meio de campo, bem como chegar até a linha de fundo com qualidade. A vitalidade física do colombiano passou a ser fundamental no esquema do Flu também quando o time não possuía a posse de bola, na pressão alta.

No ano passado, Jhon Arias repetiu a dose e, novamente, distribuiu impressionantes 17 assistências. Vale ressaltar também a constância e disponiblidade do atacante, presente em 123 partidas do Fluminense em duas temporadas.

Outro dado dos mais interessantes do atleta é que, pelo Flu, Arias simplesmente balançou as redes em todas as competições que disputou – Libertadores, Mundial de Clubes, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana, Campeonato Carioca e, agora, Recopa Sul-Americana.

Com contrato até o fim de 2025 com o Fluminense, Jhon Arias é um dos melhores custo-benefícios da história recente do nosso futebol. Os tempos de segundona na Colômbia estão cada vez mais no passado Jhon Arias está no topo da América.  

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img