A Secretaria de Estado de Saúde (SES) está promovendo ações integradas para preparação, vigilância e resposta às emergências em saúde pública.
A SES está participando da ‘Oficina de Preparação, Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública’ que ocorre nesta terça-feira (5) e quarta-feira (6) no Hotel Deville Prime, em Campo Grande. O objetivo do evento é promover ações integradas entre os setores da Vigilância em Saúde, com foco na preparação, vigilância e resposta às emergências em saúde pública no Mato Grosso do Sul.
Durante o evento, haverá oportunidade para troca de experiências e boas práticas entre os participantes, estimulando a discussão sobre desafios comuns e promovendo soluções inovadoras. O secretário de Estado de Saúde, Dr. Maurício Simões, enfatizou a importância da oficina como uma oportunidade de crescimento profissional e de construção de um rico produto para o estado.
A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Larissa Domingues Castilho de Arruda, destacou que a oficina preparará os profissionais de saúde do estado para se organizarem em caso de uma emergência em saúde pública. A assessora técnica do Departamento de Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde, Raquel Proença de Oliveira, reforçou a importância do evento como parte do eixo de preparação para emergências em saúde pública.
A oficina propõe o fortalecimento da vigilância em saúde por meio da integração dos núcleos de Vigilância Hospitalar, Cievs (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde), Programa Vigidesastres e áreas técnicas que atuam nas ações de preparação, vigilância e resposta às emergências em saúde pública.
O evento é uma realização do Departamento de Emergências em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde em parceria com a SES. Participaram da abertura da oficina diversas autoridades e representantes de instituições ligadas à saúde pública.
Kamilla Ratier, Comunicação SES
Comentários