Com prédio em reforma, Hemocentro atende em novo endereço e alerta para baixo estoque
Anuncie Aqui
Com prédio em reforma, Hemocentro atende em novo endereço e alerta para baixo estoque
O Hemocentro Regional de Dourados iniciou nesta segunda-feira (4/3) o atendimento em novo endereço, agora próximo ao Hospital da Vida, à rua Oliveira Marques, 2.535, na área central da cidade. Com estoques baixos, a administração ressalta a urgência das doações.
A mudança de endereço é devido à reforma geral do prédio antigo, que tem previsão de duração entre 10 a 12 meses. Em entrevista ao Dourados News, a coordenadora do Hemocentro, Márcia Tinós, ressalta que o momento é de urgência, uma vez que os estoques de sangue na maior e mais populosa cidade do interior do Mato Grosso do Sul estão baixos.
“Devido a mudança, fechamos na última quinta-feira (29/2) e reabrimos ontem, então precisamos de doações para repor os estoques, que estão baixos. Hoje a maior urgência é de sangue dos tipos O- e O+, mas todas as tipagens são bem-vindas”, ressalta.
Para doar é necessário apresentar documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis e pesar 51kg.
“É importante lembrar que o doador deve estar bem alimentado e hidratado, isso é fundamental para realizar a doação”, lembra.
SINTOMAS GRIPAIS E VACINA DA DENGUE
Um dos motivos para a diminuição no número de doadores é a grande quantidade de pessoas apresentando sintomas gripais.
Para esses casos, Márcia orienta que se o doador fez uso de antibióticos, deve esperar 15 dias após o término do medicamento para doar. Caso não tenha feito uso de remédios, então deve esperar uma semana após estar recuperado.
“Quem tomou a vacina contra a dengue deve esperar 30 dias para doar sangue, por isso é indicado realizar a doação antes de se imunizar”, explica.
REFORMA E CAPACIDADE
Responsável por grande parte da coleta de sangue no Estado e atendendo inúmero municípios da região, a reforma do Hemocentro de Dourados tem o objetivo de oferecer melhores condições para doadores e servidores, além de descentralizar o a demanda na rede Hemosul-MS. A reforma está a cargo do Governo do Estado e terá recursos estaduais e federais que somam R$ 2,3 milhões.
De acordo com o Hemosul, as doações de sangue em Dourados correspondem a 21% de toda a coleta da rede no Mato Grosso do Sul. Por ano a cidade prosuz cerca de 12 mil bolsas e 28.500 hemocomponentes. Além disso, distribuí 18 mil hemocomponentes e realiza três mil exames de provas de compatibilidade sanguíneas.
SERVIÇO
Durante o período de reforma, o Hemocentro de Dourados atende à rua Oliveira Marques, 2.535, Centro.
Os horários de atendimento são:
Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, das 7h às 12h30;
Terça-feira e quinta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h;
No último sábado de cada mês, das 7h às 12h.
Informações podem ser obtidas através dos telefones (67) 3424-4192, (67) 3424-0400 e no WhatsApp (67) 9 8163-0863.
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários