Terminar uma temporada sem títulos não é algo comum para o Bayern de Munique, mas parece o desfecho mais provável para 2023/24 nesta altura. A “última chance” de salvar o ano no gigante bávaro é justamente na principal competição, a Liga dos Campeões, e o primeiro passo já é em desvantagem.
Nesta terça-feira, o Bayern recebe a Lazio em uma situação desconfortável. A vantagem do empate é do time italiano, que venceu por 1 a 0 no jogo de ida. Em outros tempos, talvez a confiança na reação fosse mais alta, mas o desempenho não empolga e gera natural desconfiança.
Nos últimos cinco jogos, o Bayern venceu apenas um. Foram três derrotas – para Lazio, Bayer Leverkusen e, a mais surpreendente, para o Bochum, que luta contra o rebaixamento. O time de Thomas Tuchel, que já tem a saída confirmada ao fim da temporada, vem de um empate com o Freiburg. A única vitória da série foi sobre o RB Leipzig, e apertada, com um gol de Harry Kane nos acréscimos.
Na Bundesliga, o Bayern ainda nutre esperanças matemáticas de manter a hegemonia. Mas a probabilidade é baixa. É preciso recuperar uma diferença de 10 pontos para o Bayer Leverkusen, em 10 rodadas, algo nunca feito antes. Tudo caminha para um título inédito e histórico da equipe comandada por Xabi Alonso, ex-atleta do próprio Bayern.
O grande choque de realidade, que praticamente selou o fim da temporada do gigante bávaro na Bundesliga, foi justamente o embate com o Leverkusen. Com fama de “eterno vice” por ter batido na trave em diversas oportunidades, o “azarão” foi implacável contra o Bayern com um 3 a 0 que abriu a série negativa do rival.
Na Liga dos Campeões, o Bayern sempre aparece entre os principais candidatos. A concorrência nesta temporada parece também mais frágil que o habitual. O Manchester City é o time a ser batido, e o Real Madrid surge como “segunda força”, porém em temporada irregular.
A Champions, hoje, é a frente mais viável para o Bayern salvar a temporada – o time perdeu a Supercopa e foi eliminado cedo na Copa. É preciso recuar 12 anos para lembrar uma temporada sem troféus em Munique. O primeiro passo para evitar isso é contra a Lazio, sob risco de ver o ano chegar ao fim em março.
Fonte: Ogol
Comentários