Sábado, Fevereiro 22, 2025
spot_img
InícioSAÚDEProfissionais de saúde de Camapuã recebem capacitação sobre telediagnóstico em dermatologia

Profissionais de saúde de Camapuã recebem capacitação sobre telediagnóstico em dermatologia

spot_img

Com objetivo de melhorar a eficiência do sistema de saúde local, entre os dias 26 e 28 de fevereiro, a SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da coordenadoria de Telessaúde, promoveu a implantação do serviço de telediagnóstico em dermatologia, em Camapuã.

Conforme a coordenadora de Telessaúde da SES, Rosângela Dobbro, o objetivo do projeto dentro do SUS (Sistema Único de Saúde) é garantir aos pacientes um atendimento de qualidade com menor tempo de espera. “Notamos que houve um aumento significativo no acesso desses pacientes aos serviços de especialidades médicas. Além disso, eles têm agora a possibilidade de receber atendimento remoto, independentemente de sua localização”, explica Dobbro.

Entre os participantes estavam os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e da ESF (Estratégia Saúde da Família) da Vila Industrial, que desempenharam um papel colaborativo durante todo o processo, essencial para o sucesso da iniciativa.

Assim, a implantação do serviço busca transformar o acesso a diagnósticos especializados na região. Com a utilização do STT (Sistema de Telemedicina e Telessaúde), os profissionais de saúde locais podem anexar protocolos clínicos de registro, solicitar o telediagnóstico e encaminhar os pacientes para as unidades responsáveis.

Na etapa seguinte, que envolve a análise e devolução dos casos, a responsabilidade fica com os especialistas do Núcleo de Telessaúde da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) que fornecem as informações necessárias à unidade solicitante dentro de um prazo máximo de 72 horas. Posteriormente, o médico informa ao paciente os resultados obtidos. Essa parceria destaca a importância da comunicação eficiente entre diversas instituições de saúde.

Cerca de 40 profissionais de saúde se reuniram na Unidade de Saúde da Família III Central para participar da capacitação, que abordou tanto os aspectos teóricos quanto práticos dos procedimentos. O local também foi escolhido estrategicamente como ponto central para a oferta do serviço.

Juliene Marques, Programa de Estágio Supervisionado

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img