Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026
Menu
DOURADOS

Encontro debate “Desafios da Mulher Profissional” na OAB de Dourados

08/03/2024 às 13:08
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Encontro debate “Desafios da Mulher Profissional” na OAB de Dourados

Nesta sexta-feira (08), que marca o Dia Internacional da Mulher, um encontro aconteceu o 2° Encontro Força Bela, no auditório da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Dourados. O tema “Perspectiva, Reflexões e Desafios da Mulher Profissional, foi ministrado pela professora doutora Silvia Correia Santos, diretora da Faculdade de Ciências Agrárias da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). 

De forma leve e com exemplos cotidianos, a professora doutora Silvia Correia falou sobre questões que envolvem o dia a dia do público feminino como saúde, qualidade de vida, convívio familiar, vida profissional, entre outros.  Para ela, é necessário cuidar do ‘interior’ para poder externar coisas boas. 

“Falei sobre profundidade, do quanto é difícil a gente alimentar nossas raízes, tudo que envolve nossa essência para desenvolver o que a gente foi chamado para exercer em termos profissionais e a mulher precisa fortalecer isso”, disse. 

Ela destacou ainda que apesar da mulher ser ‘multitarefa’, ela não deve se obrigar a ‘dar conta de tudo’, mas priorizar também cuidar de si mesmo. Nesse ponto, ela disse que a sociedade tem compreendido cada vez mais sobre divisão de tarefas em um geral. 

Santos lembrou que no decorrer da sua jornada já lidou com posicionamentos machistas, como “ ela vai saber equilibrar uma plantadeira” ou “coloca ela como vice e não a frente”, mas que com positividade e inteligência trabalhou isso. 

“Precisamos ter muito bom humor para passar por essas fases. São 23 anos na área agronômica, passei por diferentes desafios, mas tem que ter bom humor, profissionalismo e o principal amar o que se faz, pois isso faz toda a diferença. Mas vemos também muitos avanços, na universidade mesmo temos contado com uma valorização muito legal da mulher e temos visto atualmente elas sendo valorizada em cargos de gestão, antes não ocupados por nenhuma outra”, aponta. 
 
A delegada Andreia Alves Pereira, atualmente a frente da Delegacia de Atendimento a Infância, Juventude e Idoso também compartilhou sobre lidar com situações de pessoas que enxergam o cargo que ela ocupa, como se apenas fosse para homens. 

“Já ouvi com frequência escutar ‘moça você trabalha aqui na delegacia, cadê o delegado?’Então acostumei já a sempre estar com meu distintivo para olharem e já saberem que sou uma profissional da segurança pública”, disse ao deixar ainda uma mensagem de parabéns às participantes e destacar que a categoria cada vez mais tem alcançado seu espaço, assim como “ás aguas que ainda que as pedras estejam no meio do caminho passam sobre elas”.

Bruna Ferreira Otu, investigadora de Polícia Judiciária, lotada na primeira Primeira Delegacia e organizadora do Força Bela disse que a ação visa receber, acolher e integrar as servidoras públicas.  Ela apontou ainda sobre o trabalho para um dia a dia mais ordeiro e de apoio mútuo. 

“É uma forma de reunir as mulheres, para que possamos estabelecer conexões, rede de apoio, contarmos uma com a outra. Esse projeto nasceu no coração de Deus e nós enquanto equipe buscamos trabalhar em unidade e cumprir o propósito maior, conversar, ter momentos de oração, o que temos mantido até dentro da delegacia e isso tem feito a diferença na questão organizacional do ambiente e o nosso delegado José Carlos Almussa Junior apoia nossas ações, o que é muito significativo”, enfatizou. 

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias