No dia da mulher, HU-UFGD inaugura espaço para conquista do selo IHAC
Anuncie Aqui
No dia da mulher, HU-UFGD inaugura espaço para conquista do selo IHAC
Para ser amigo da criança, o hospital deve também respeitar outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado durante 24 horas, e cumprir a NBCAL (Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância). Além disso, as maternidades com essa certificação garantem um parto mais seguro, incentivam o aleitamento materno e fortalecem o combate à mortalidade materno infantil.
O Selo IHAC é conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos Fundo das Nações Unidas para a Infância(Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Para conquistar o selo de referência em qualidade e humanização do atendimento, a unidade deve cumprir alguns critérios, entre os quais ter uma política de aleitamento materno escrita que seja rotineiramente transmitida a toda equipe de cuidados de saúde e capacitar a equipe de cuidados de saúde nas práticas necessárias para implementar essa política.
Deve, também, garantir a permanência da mãe e do pai junto ao recém-nascido 24 horas por dia e livre acesso a ambos ou, na falta deles, ao responsável legal, devendo o estabelecimento de saúde ter normas e rotinas escritas a respeito, que sejam rotineiramente transmitidas a toda equipe de cuidados de saúde, entre outros critérios.
Em busca dessa certificação, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à Rede Ebserh, criou em março de 2023, o Comitê Permanente de gestão da Iniciativa Hospital Amigo da Criança com o objetivo de desenvolver ações relacionados à habilitação.
O resultado foi a ambiência de forma humanizada da Unidade da Mulher e da Criança (UMC) do hospital através de adesivos de parede com informações relevantes sobre o tema, frases positivas e até espaço instagramável, que teve a sua inauguração realizada em 08 de março (sexta-feira), justamente por ser o Dia Internacional da Mulher. As peças foram criadas e desenvolvidas pela estudante de publicidade e propaganda, Yasmim Zimmermann Braga que doou a arte para o hospital.
Estiveram presentes na cerimônia o reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Prof. Jones Goettert, o superintendente Dr. Hermeto Macario Amin Paschoalick, o gerente de atenção à saúde, Tiago Amador, a gerente administrativa, Danielly Capoano e o gerente de ensino e pesquisa, Dr Thiago Pauluzi, além residentes, nutricionistas, enfermeiros e integrantes da Unidade Multiprofissional.
A abertura do evento começou na recepção da Unidade da Mulher e da Criança (UMC), com uma breve explicação sobre a iniciativa e também cumprimentos pelo Dia Internacional da Mulher. Após aconteceu um tour guiado pelo local onde os adesivos foram aplicados com comentários da fisioterapeuta Amanda Jorge de Souza Stefanello e Rita de Cassia Doracio Mendes, ambas membros do comitê,
Também aconteceu o corte de fita inaugural no Espaço Amigo da Mulher e em, seguida, os presentes foram convidados a participar da explanação do comitê sobre as ações desenvolvidas.
“ Primeiramente parabenizo ao Comitê pelo belo trabalho desenvolvido em bsuca da certificação, resultado de muito esforço e dedicação. E também cumprimento todas as mulheres, quase 80% da nossa força de trabalho no HU-UFGD, 75% da força de trabalho do SUS. Trabalhadoras e usuárias, mulheres negras, pardas, indígenas, com deficiência, mulheres trans, homens trans, lésbicas, bissexuais. Todos os direitos ainda são construídos no esforço, luta e em muitas ocasiões, com sangue. A luta também é nossa!”, ressaltou Dr Hermeto.
O reitor da UFMS, Prof Jones, falou sobre a importância da criação de ambientes humanizados “ um espaço acolhedor é aquele atento aos detalhes. Boas sensações combinados com serviços de excelência reforçam nosso papel de cuidado com as pessoas”.
“Queremos agradecer a todos os envolvidos em busca dessa certificação que é tão importante para nosso atendimento. Amamentar é um ato de amor que pode salvar muitas vidas e disseminar essa informação o máximo possível é essencial. Estamos muito felizes com o resultado de hoje que envolveu dedicação e esforço”, concluiu Amanda.
Durante o dia, brindes para as colaboradoras foram entregues às colaboradoras do hospital em homenagem às mulheres, num iniciativa da DivGP e da UDP.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários