As vendas de veículos na China tiveram uma queda significativa em fevereiro, segundo a Associação de Automóveis de Passageiros da China (CPCA). A demanda mais fraca durante o feriado do Ano Novo Lunar e a intensificação da guerra de preços foram apontadas como os principais motivos para a redução nas vendas.
No varejo de automóveis de passageiros, foram vendidas 1,095 milhão de unidades, representando uma queda de 21% em relação ao mesmo período do ano anterior e 46% em relação a janeiro. A associação atribuiu essa queda à menor demanda antes do Ano Novo Lunar e à antecipação de compras por parte dos consumidores.
As vendas de carros de nova energia, que incluem veículos elétricos e híbridos, também apresentaram uma redução de 12%, totalizando 388 mil unidades vendidas. A Tesla, por exemplo, entregou 60.365 carros fabricados em sua fábrica em Xangai em fevereiro, o menor valor mensal desde o final de 2022.
Por outro lado, as exportações de veículos de nova energia aumentaram ligeiramente, atingindo 79 mil unidades, mas registraram uma queda de 20% em relação ao mês anterior. A expectativa da CPCA é de um aumento nas vendas e na produção em março, com o lançamento de novos produtos pelas montadoras e medidas governamentais para impulsionar o consumo e reduzir os custos das matérias-primas para baterias de veículos elétricos.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Fonte: Jovem Pan News
Comentários