Sexta-feira, Novembro 15, 2024
spot_img
InícioESPORTESRebelião das zebras: Times da Bundesliga são minoria pela primeira vez na...

Rebelião das zebras: Times da Bundesliga são minoria pela primeira vez na semi da Copa

spot_img

Nos tempos modernos do futebol, momentos de brilho para os azarões são algo cada vez mais raro. As copas ainda são uma janela de oportunidade para a “tempestade perfeita” e foi justamente isso que aconteceu em solo alemão.

Pela primeira vez na Era Bundesliga, que teve início em 1963/64, as semifinais da Copa da Alemanha terão menos representantes da elite do que das divisões inferiores. O Borussia Monchengladbach foi o último grande a cair e, desta forma, o Bayer Leverkusen se apresenta como o único candidato ao título da primeira divisão.

As semifinais vão contar com duelos entre o Bayer e o Fortuna Düsseldorf, da segunda divisão, além de um embate entre o Kaiserslautern, também da segundona, e FC Saarbrücken, da terceira divisão alemã.

Até então, o pior desempenho havia sido de duas equipes da elite entre os quatro semifinalistas, o que ocorreu em apenas em sete oportunidades. A última vez datava de 2010/11, quando Bayern de Munique e Schalke, que se sagrou campeão, se juntaram a MSV Duisburg e Energie Cottbus.

A “rebelião” das zebras em 2023/24 só foi concretizada graças à trajetória de sonho do FC Saarbrücken. O nono colocado da terceira divisão foi o responsável por derrubar o Borussia M’Gladbach.

Nesta terça-feira (12), as duas equipes empatavam até os acréscimos quando surgiu a chance. Em contragolpe, após cruzamento da esquerda, Kai Brünker apareceu para completar.

THIRD-TIER SAARBRUCKEN SEND GLADBACH PACKING FROM THE DFB POKAL! 🎉

It’s a 2-1 win with a goal in the 93rd minute.

They beat Bayern Munich, Eintracht Frankfurt and now Monchengladbach. Scenes!#DFBPokal pic.twitter.com/ODnOrKRfi4

O triunfo na reta final do duelo está longe de ser uma novidade para a equipe de Saarbrücken, cidade com cerca de 150 mil habitantes e que já pertenceu à França.

A trajetória na copa teve início com vitória por 2 a 1, diante do Karlsruher, com gol do mesmo Brünker nos acréscimos. Na segunda eliminatória, o rival era o temido Bayern de Munique.

Com uma equipe alternativa, mas que contava com Neuer, de Ligt, Davies, Kimmich, Sané e Müller, os Bávaros saíram na frente justamente com gol do camisa 25. O Saarbrücken empatou antes da ida para o intervalo e virou, como de costume, nos acréscimos, desta vez com Marcel Gaus.

O único duelo sem sustos aconteceu contra o Eintracht Frankfurt. Pelas oitavas de final, o time da terceira divisão levou a melhor pelo placar de 2 a 0, com ambos os tentos marcados na etapa complementar.

Há quatro temporadas, o mesmo Saarbrücken já havia surpreendido o futebol alemão com outro desempenho ímpar na copa, quando estava na quarta divisão. Naquela edição, a modesta equipe derrubou Fortuna e Colônia, ambos na elite, e parou nas semifinais diante do… Bayer Leverkusen.

Uma coisa é certa. A Copa da Alemanha de 2023/24 já é, mesmo com seu representante da Bundesliga, uma ode aos azarões. O Leverkusen, apelidado pejorativamente de Neverkusen, não levanta um troféu há 30 anos e tem seu primeiro título nacional muito bem encaminhado. Depois de uma década de domínio do Bayern de Munique, o futebol alternativo na Alemanha, enfim, respira.

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img