Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026
Menu
DOURADOS

Aduems promove e participa de eventos durante o mês da mulher

20/03/2024 às 09:42
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Aduems promove e participa de eventos durante o mês da mulher

Neste mês de março, a ADUEMS participa, promove e apoia eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, dentre elas palestra com as mulheres do Estabelecimento Penal Semiaberto Feminino de Dourados.

“Foi um evento onde pudemos debater com a Mulheres sobre o tema Misoginia e os direitos da mulheres, e foi uma oportunidade das internas receberam dicas de postura interpessoal, comunicação, liderança e disciplina, com o objetivo de prepará-las de volta para o mercado de trabalho. Esse evento auxilia na ressocialização da Mulheres ao convívio social”, enfatizou o presidente da ADUEMS, professor Esmael Machado.

A ação contou com parceira do Judiciário, Ministério Público, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Dourados, Associação dos Docentes da UEMS, com realização de palestras com a advogada Loreni Giordani, psicóloga Barbara Marques, a Guarda Municipal Míriam Ricco e a professora Adma Cristina Salles de Oliveira.

A atividade foi conduzida em forma de palestra e posterior roda de conversa, seguida de um delicioso coffee break.

Audiência Pública

Já na terça-feira (19/3), o presidente da Aduems, professor Esmael Machado, participou da 1ª Audiência Pública “Dourados sem Misoginia”, na Câmara Municipal, para debater a importância desse assunto publicamente.

“O debate teve como principal ponto mobilizar todos os setores da sociedade para combater o ódio e a discriminação e violência contra a mulher.  Os feminicídios cada dia aumentam mais, e a violência contra a mulher não se resume apenas ao ato de tirar a vida de uma mulher, tudo começa muito antes, com as piadas, brincadeiras, maus-tratos, psicológica e moral. É um tema que tem que ser debatido e lembrado todos os dias, não apenas no mês de março”, pontuou.

Durante a audiência, foi sancionada uma lei municipal que institui os “7 Dias de Ativismo Contra a Misoginia” no mês de março, além da distribuição de uma cartilha sobre o tema, especialmente para escolas e universidades. 

A misoginia, responsável por grande parte dos assassinatos de mulheres, é manifestada desde microviolências cotidianas até atitudes extremas, como o feminicídio.

Alguns exemplos incluem expressões que denotam a inferioridade da mulher, interrupção constante durante falas femininas (manterrupting), e culpar a vítima em casos de assédio ou abuso sexual (“Ela mereceu”, “usava roupa curta”).

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias