Tiago Volpi viveu altos e baixos no São Paulo. Deixou o clube após amargar a reserva em 2022, e voltou para o México, onde tenta superar momento turbulento para deixar um legado de idolatria. Por lá, deu início a uma nova fase: a de goleiro artilheiro. Inspirado em diversas lendas, tanto no Brasil, quanto no México, marcou seu primeiro gol ainda em 2022, mas em 2024 foi além. O ex-são paulino é o artilheiro do Toluca no ano e na temporada 2023/24, com números de dar inveja a muitos atacantes.
No Morumbi, Volpi chegou a ser treinado por Rogério Ceni. Em muitos momentos, inclusive, foi apontado como sucessor do goleiro: tinha boa desenvoltura com a bola nos pés, algo que o ajudou muito quando trabalhou com Fernando Diniz, e indicava que poderia ser opção na bola parada. Só bateu pênaltis, entretanto, em disputadas de mata-mata. Nas oitavas de final da Copa do Brasil em 2020, Volpi converteu cobrança na disputa de pênaltis contra o Fortaleza, que classificou o time do Morumbi. Por ironia do destino, Volpi era comandado por Diniz e Ceni era o técnico do Leão.
Volpi só foi cobrar pênalti no tempo normal dois anos depois. Toluca e Santos Laguna empatavam em 3 a 3 no dia 13 de outubro de 2022, pelas quartas de final da Liga MX. O jogo estava nos acréscimos, quando o árbitro marcou pênalti para o Toluca. Quem pegou a bola? Volpi. O brasileiro deslocou Carlos Acevedo e garantiu a vitória de sua equipe, que acabou avançando para as semifinais. O Toluca acabaria derrotado pelo Pachuca na decisão, mas o torneio ficaria para sempre marcado na carreira de Volpi.
😳😨¡OLE OLE OLE VOLPI! GOOOOL DEL TOLUCA
👹 4-3 😇
🔴EN VIVO https://t.co/8099gRvPmu
📺 CANAL 5 | TUDN#LiguillaEnTUDN | #ModoGuerrero | #𝗘𝗹𝗥𝗼𝗷𝗼EsTodo pic.twitter.com/Yqd2V5ectW
O goleiro brasileiro desandou a fazer gols depois daquele dia. Contra o Necaxa, em abril de 2023, Volpi mostrou ousadia ao converter uma cobrança à lá Panenka, de cavadinha. O brasileiro se tornou o batedor de pênaltis oficial do time. Na temporada 22/23, foram quatro gols. Mas nada perto do que estava por vir…
🇲🇽 Pfff, la ejecución de Tiago Volpi en el penal contra Necaxa es una chanchada.
Sí, es arquero y pateó a lo Panenka.
Locura. 🤯pic.twitter.com/Xwc1ZAaUow
O futebol mexicano já viu, na história, outros grandes goleiros artilheiros. Jorge Campos foi o maior deles, mas passaram pela liga também nomes como René Higuita e Óscar Pérez. Inspirações para Volpi, esse ano, se tornar referência no quesito, com números de dar inveja a muito atacante.
Só em 2024, Tiago Volpi marcou quatro gols em 14 partidas (média de um gol a cada 270 minutos em campo). No mesmo período, Volpi sofreu 13 gols, um gol sofrido a cada 83 minutos. No Clausura de 2024, só oito atacantes marcaram mais gols que o goleiro, que é o brasileiro com mais gols na temporada mexicana ao lado do atacante Léo Bonatini. Volpi tem mais gols no Clausura que o atacante francês André-Pierre Gignac, do Tigres.
Na temporada 2023/24, foram dez tentos em 35 jogos. O goleiro é o artilheiro do Toluca no ano e na temporada. No fim de semana, Volpi marcou na vitória por 3 a 0 sobre o Pumas, que colocou o Toluca na terceira posição do Clausura, atrás apenas de América e Monterrey.
O gol foi uma espécie de pedido de desculpas para a torcida. Há um mês, Volpi foi xingado pelos torcedores após falha na eliminação em casa para o Herediano, da Costa Rica, na primeira fase da Concachampions. O técnico português Renato Paiva, ex-Bahia, também foi muito vaiado.
Com números dignos de Ceni e Jorge Campos, Tiago Volpi tenta apagar da memória do torcedor a eliminação na Concacaf e busca recolocar o Toluca no topo do futebol mexicano, algo que não acontece há quase uma década e meia.
Fonte: Ogol
Comentários