Sexta-feira, Novembro 15, 2024
spot_img
InícioESPORTESÚltimos participantes da Eurocopa são definidos nesta terça; veja panorama

Últimos participantes da Eurocopa são definidos nesta terça; veja panorama

spot_img

A Eurocopa começa em junho, mas ainda tem seleção de olho nas últimas vagas para a disputa em repescagem que acontece nesta terça-feira, 26. Os confrontos definidos são entre Grécia x Geórgia, Ucrânia x Islândia e País de Gales x Polônia. A competição continental acontece de 14 de junho a 14 de julho, na Alemanha. 

Os grupos já foram sorteados e as seleções que conseguirem a vaga através de repescagem já tem os adversários definidos. Vamos ver um panorama do que ainda está em jogo. 

O grupo D, que conta com França, Áustria e Holanda, ainda tem a quarta vaga em aberto, que sai do duelo entre País de Gales x Polônia. Em fase prévia, essas equipes deixaram para trás Estônia e Finlândia. 

Decidindo em casa, em Cardiff, País de Gales disputou a Eurocopa apenas duas vezes. Em 2016, quando surpreendeu e chegou até a semifinal, batendo Irlanda do Norte e Bélgica no mata-mata, mas caindo com uma derrota por 2 a 0 para Portugal. Já em 2020, também avançou da fase de grupos, mas caiu com uma goleada para a Dinamarca logo nas oitavas de final. Agora, a seleção não conta mais com sua grande referência, Gareth Bale, aposentado.

A Polônia mostrou grande evolução nos últimos anos e acumula quatro participações na Euro, todas a partida de 2008. Ou seja, frequentou em 2008, 2012, 2016 e 2020. A única vez que passou da fase de grupos foi em 2016, quando chegou até a fase quartas de final, mas acabou caindo para Portugal (que acabou campeão) nos pênaltis após um empate em 1 a 1. O craque Robert Lewandowski, atualmente no Barcelona, não conseguiu levar sua seleção além, e espera ainda ter mais uma chance. 

O retrospecto do confronto é bastante positivo para a Polônia nos 10 jogos disputados, com 7 vitórias, contra apenas uma de País de Gales. Também foram registrados dois empates. Os poloneses venceram o último confronto, em 2022, por 1 a 0 pela Nations League.

Pela possível vaga do Grupo E, que conta com Bélgica, Romênia, Eslováquia, a disputa fica entre Ucrânia e Islândia, que na fase anterior deixaram para trás Bósnia e Israel. 

A Ucrânia quer disputar a sua quarta Eurocopa. Em 2012 e 2016, sequer passou da fase de grupos, com 5 derrotas em 6 jogos. Já em 2020, chegou até as quartas de final, eliminando a Suécia nas oitavas, mas caindo logo em seguida com uma goleada diante da Inglaterra. Sem poder mandar seus jogos em solo ucraniano, a seleção da Ucrânia mandará o duelo na Polônia, no estádio Slaski. 

Já a Islândia tenta voltar para a Eurocopa após uma participação única em 2016, na geração que inclusive levou a seleção para a Copa do Mundo da Rússia em 2018. Na Euro que participou, foi a equipe sensação, chegando até as quartas de final, em campanha que teve empate contra Portugal e vitória e classificação diante da Inglaterra. A queda foi para a França, por 5 a 2. 

Ucrânia e Islândia já se enfrentaram quatro vezes, em histórico bastante equilibrado, com uma vitória para cada lado e dois empates. O último encontro foi em setembro de 2017, quando a Islândia venceu por 2 a 0 pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. 

De olho em um lugar no Grupo F, que conta com Portugal, Turquia e República Tcheca, Geórgia e Grécia se encontram. Na fase anterior, deixaram para trás Luxemburgo e Cazaquistão. 

Com o direito de jogar em casa, a Geórgia está a um passo de fazer história e disputar a Eurocopa pela primeira vez. Nas Eliminatórias, ficou com o quarto lugar na fase de grupos atrás de Espanha, Escócia e Noruega, marcando 8 pontos em oito jogos. Ganhou a chance de enfrentar a Grécia por uma vaga ao vencer Luxemburgo por 2 a 0. 

Já a Grécia é a única das equipes presentes na repescagem que ostentam um título de Eurocopa. A conquista aconteceu em 2004, na final contra Portugal de Cristiano Ronaldo e comandado por Felipão. Nas outras campanhas, ficou na fase de grupos em 1980 e 2008. Na última participação, em 2012, ficou nas quartas de final ao perder para a Alemanha. 

A disparidade também é muito evidente nos confrontos diretos. Em nove jogos, são sete vitórias da Grécia, dois empates e nenhuma vitória da Geórgia. Em gols marcados são 17 x 6. O último duelo foi outubro de 2021, com a vitória da Grécia por 2 a 0 pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo. 

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img