Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Com foco no cidadão, Governo de MS define estratégias e metas para atuação da Cidadania

27/03/2024 às 11:30
3 min de leitura

Anuncie Aqui

O governador Eduardo Riedel e a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, discutem estratégias e diretrizes para a atuação da secretaria.

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul realizou hoje (27) a primeira reunião de trabalho com a Secretaria de Estado da Cidadania (SEC), visando traçar estratégias e direcionar a atuação da secretaria nas diferentes áreas de representação.

O governador, Eduardo Riedel, recebeu a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, juntamente com os subsecretários das oito áreas que formam a SEC – Mulheres, Igualdade Racial, Povos Originários, Pessoas com Deficiência, Juventude, Pessoa Idosa, LGBTQIA+ e Assuntos Comunitários.

Riedel destacou a importância da interação entre a secretaria e os grupos que cada um representa na sociedade, que é complexa, multidisciplinar e interativa. Ele afirmou que a cidadania e a divisão em grupos da sociedade devem ser vistas como uma coisa só, dentro dessa sociedade que é múltipla.

A SEC, a primeira do Brasil com dedicação exclusiva à pauta da cidadania, foi criada em dezembro de 2023 em Mato Grosso do Sul, e formalizada no dia 2 de janeiro de 2024. A secretaria é fruto do desmembramento da atual Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e foi estabelecida para criar e fortalecer as políticas públicas já existentes, de modo a alcançar todos os recortes sociais de Mato Grosso do Sul.

Viviane Luiza afirmou que a SEC veio somar, trabalhando a transversalidade e mediação entre Governo e cidadão, que é um dos seus papéis principais. Ela revelou que a secretaria tem 89 projetos para 2024, sendo 16 do contrato de gestão.

Entre os projetos que serão desenvolvidos ao longo do ano, um deles é para ensinar sobre cidadania aos alunos da educação básica. Outra ação da SEC é o mapeamento das políticas públicas em todos os 79 municípios do Estado, trabalho que já está sendo realizado.

Outro programa já em andamento é o Cidadania Viva, que incentiva o diálogo, uso da educomunicação, formação de monitores sociais, rodas de conversas e expressões comunicativas por meio da arte, cultura e cidadania. O programa está sintonizado com a Agenda 2030 da ONU para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos.

O governador Eduardo Riedel ressaltou a necessidade de levar a mensagem de respeito para a sociedade, que é composta de diferentes grupos sociais e todos cidadãos com a sua cultura, religião, especificidades, gênero, idade, comunidade. Ele afirmou que o Estado está conseguindo mostrar que está atento, e considerou uma grande conquista a presença da SEC.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias