Conscientização ambiental em escolas de MS faz plantio de mudas e aborda até cuidados com rede elétrica
Anuncie Aqui
A Secretaria de Educação e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, em parceria com a Energisa MS, lançam um projeto de educação ambiental nas escolas estaduais.
As escolas têm se tornado um ponto de disseminação de boas práticas, reflexões e aprendizado sistêmico em Mato Grosso do Sul. Recentemente, os alunos das escolas estaduais têm se deparado com ações que reforçam a cidadania em várias frentes, uma delas sendo a conscientização ambiental.
Para reforçar essa preocupação, a SED (Secretaria de Educação) e a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), por meio do programa Escola Segura, implementaram o projeto Educação Ambiental nas Escolas na REE (Rede Estadual de Ensino), em parceria com a Energisa MS. A ação teve início na terça-feira (26).
A atividade consiste em plantar mudas de árvores de espécies nativas dentro da própria escola para serem cuidadas pelos alunos. Esta iniciativa está alinhada com um dos principais pilares da gestão do governador Eduardo Riedel: um Mato Grosso do Sul inclusivo, próspero, verde e digital.
Os estudantes serão responsáveis pelo plantio das mudas e acompanharão o crescimento das espécies com relatórios trimestrais, que serão supervisionados pela área de Gestão Ambiental da Energisa. Além da prática, o objetivo é também promover palestras de conscientização ambiental.
Uma das palestras abordará a relação entre arborização e rede elétrica. A arborização urbana traz inúmeros benefícios, como a melhoria da qualidade do ar, redução da poluição sonora, sombreamento e embelezamento das áreas urbanas. No entanto, árvores mal cuidadas ou plantadas em locais inadequados podem representar riscos para a rede elétrica.
Giovana Marques, engenheira ambiental da Energisa MS, explica que a palestra abordará desde as espécies indicadas para serem plantadas embaixo da rede elétrica até os riscos que espécies inadequadas podem causar, como curtos-circuitos e até mesmo acidentes mais graves. Ela também destaca a importância da realização de podas preventivas para evitar interrupções no fornecimento de eletricidade.
Fabiana Monfilier, supervisora de Gestão Estratégica e de Qualidade da Energisa MS, explica que o projeto busca estimular os estudantes a compreender, valorizar e preservar o meio ambiente, buscando soluções sustentáveis frente aos desafios ambientais, que são inerentes, inclusive, ao setor elétrico.
O cronograma do projeto inclui atividades em Campo Grande no dia 26 de março, em Dourados no dia 27 de março e em Corumbá no dia 4 de abril. As atividades serão realizadas em diferentes escolas estaduais dessas cidades.
Comunicação Governo de MS, com informações da Energisa MS
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários