Ações Judiciais Buscam Compensação e Mudanças nos Aplicativos
Nesta quinta-feira (28), os principais conselhos escolares do Canadá anunciaram ações judiciais contra as redes sociais TikTok, Instagram, Facebook e Snapchat. O valor da ação é de 4,5 bilhões de dólares canadenses (equivalente a R$ 16,5 milhões). O motivo alegado é que esses aplicativos são “viciantes” para os menores de idade e causam danos à saúde mental e ao bem-estar dos estudantes.
Além disso, o uso dessas redes facilita o assédio, mensagens de ódio e desinformação. As escolas também argumentam que o uso desses aplicativos gera mais despesas para os colégios, que precisam lidar com as consequências dessas situações.
As quatro escolas canadenses — que são os maiores conselhos escolares do país — solicitam que as empresas responsáveis pelas plataformas alterem o design dos aplicativos para mitigar os impactos negativos na saúde mental e na aprendizagem dos alunos. Essa iniciativa visa proteger a próxima geração e priorizar seu bem-estar e sucesso acadêmico. A ação movida pelos conselhos escolares de Toronto, Peel, Ottawa-Carleton e Toronto Catholic alega que as empresas agiram de maneira prepotente e imprudente, sem considerar o bem-estar dos estudantes e do sistema educacional .
*Com informações da EFE
Fonte: Jovem Pan News
Comentários