Sob o comando de Abel Ferreira, o Palmeiras atingiu um patamar que nem mesmo a Era Parmalat foi capaz de proporcionar ao clube. Nesta quinta-feira (28), o time alviverde busca atingir mais uma decisão de Campeonato Paulista, em duelo contra o Grêmio Novorizontino.
Entre essas duas Eras de Ouro, o Verdão, é claro, demonstrou seu poderio dentro do Estado de São Paulo. Caso avance para encarar o Santos, o Palmeiras vai chegar a quinta decisão de estadual nos últimos cinco anos.
De 2020 para cá, o Verdão se notabilizou por ser um verdadeiro papa-títulos em todos os níveis. Internacional, nacional e também a nível estadual. São três títulos do Paulista nesse período, diante de Corinthians e São Paulo, e somente um revés, em 2021, contra o rival do Morumbi.
Há quase 30 anos o Palmeiras não engatava uma sequência tão positiva no estadual. Entre 1992 e 1996, foram três títulos conquistados e dois vice-campeonatos. Caso seja campeão neste ano, o Verdão supera essa marca obtida na Era Parmalat.
No ano passado, a Era Crefisa superou a antiga tanto em quantidade, 13 contra 11, quanto em qualidade de troféus. Destaque para as três conquistas de Campeonato Brasileiro, duas de Copa Libertadores e duas Copas do Brasil. Com a antiga parceira do ramo alimentício, que ficou no clube entre 1991 e 2000, o Palmeiras venceu dois títulos brasileiros, uma Copa Libertadores e uma Copa do Brasil.
Se o Palmeiras busca a quinta final estadual em cinco anos, o clube ainda precisa percorrer alguns anos para repetir a recente trajetória hegemônica do Santos, o primeiro classificado para a decisão em 2024.
Entre o ano de 2009 e o de 2016, o Peixe disputou a decisão do Paulista em incríveis oito oportunidades, com cinco troféus e três vice-campeonatos.
Fonte: Ogol
Comentários