Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Mato Grosso do Sul Realiza Fórum Estadual de Mudanças Climáticas

01/04/2024 às 12:40
3 min de leitura

Anuncie Aqui

O evento visa a transformação dos ativos do estado e a promoção da sustentabilidade e desenvolvimento econômico

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul iniciou hoje (1°) o “Fórum Estadual de Mudanças Climáticas: Por um MS Verde, o tempo é agora”. O evento, que se estende até amanhã (2), tem como objetivo alcançar a meta de tornar o estado um território reconhecido internacionalmente como Carbono Neutro até 2030, através da preservação ambiental e sustentabilidade, aliadas ao desenvolvimento econômico.

Na abertura do evento, o governador Eduardo Riedel afirmou que o Fórum deve direcionar as discussões sobre a temática, com caráter técnico-científico, e ainda para transformar os ativos do Estado. Ele destacou a importância da sustentabilidade como um vetor principal na estratégia de desenvolvimento do estado.

O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Informação), em parceria com o Sebrae/MS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Ele reúne autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para promover a cooperação e o diálogo ante o enfrentamento dos problemas relacionados às mudanças climáticas, adaptação e suas consequências socioambientais e econômicas.

Jaime Verruck, titular da Semadesc, afirmou que as mudanças climáticas estão ocorrendo e que é necessário avançar em estrutura e preparar os municípios. Ele destacou que agora entramos na etapa de transformar a sustentabilidade em recursos, de como fazer o pagamento dos serviços ambientais.

A meta de tornar o Estado em território reconhecido internacionalmente como Carbono Neutro até o ano de 2030 está prevista no PROCLIMA (Plano Estadual MS Carbono Neutro) e a ativação do Fórum vai contribuir na consolidação dos planos.

Durante o evento, foram assinadas a resolução para governança do FEMC (Fórum Sul-Mato-Grossense de Mudanças Climáticas), o termo de cooperação entre Semadesc e Sebrae – ‘RoadMap: Território Carbono Neutro’ para identificar as potencialidades e vulnerabilidades dos 79 municípios do Estado, e o lançamento do Edital de Mudanças Climáticas da Fundect-MS (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul).

Mato Grosso do Sul figura entre os estados que já adotaram medidas consideradas consistentes e eficazes para combater os efeitos das mudanças climáticas, segundo a Câmara Técnica do Clima da Abema (Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Meio Ambiente). O estado está no grupo dos que estão prontos para decolar porque todo o arcabouço legal e os programas necessários já foram implantados, ao lado dos estados do Sul e do Sudeste do Brasil, além de Pernambuco e do Distrito Federal.

O Governo do Estado estabeleceu a meta de transformar Mato Grosso do Sul em “Estado Carbono Neutro” até 2030 e direciona todos os programas, projetos e ações públicos nesse sentido.

O lançamento do edital de ‘Mudanças Climáticas’ – com valor global de R$ 6 milhões – autoriza que a Fundect realize chamada pública para pesquisadores vinculados às Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) e universidades sediadas em Mato Grosso do Sul, a apresentar propostas que possibilitem a geração de bases (gerencial e metodológica) voltadas para o desenvolvimento de tecnologias, produtos, processos, serviços, políticas públicas e outros ativos, visando obrigatoriamente o enfrentamento das mudanças climáticas no Estado.

O professor doutor Daniel Vargas ministrou a palestra como tema “Transição Climática e Conversão do Verde em Valor”. “A preservação, produção e economia andam de mãos dadas. É necessário olhar a transição climática, não como problema pontual e passageiro, mas como oportunidade para garantir sucesso ao Brasil”, afirmou Vargas.

O evento, realizado no Sebrae – em Campo Grande –, segue hoje (1°), com dois painéis temáticos. Nesta terça-feira (2), o Fórum oferecerá oficinas práticas, todas voltadas para a aplicação de soluções sustentáveis em diferentes setores, como pecuária, manejo do fogo, estratégias de carbono neutro, conservação de recursos hídricos e modelos inovadores de agropecuária sustentável.

“A questão do clima é um fenômeno global com efeitos locais e regionais. O Fórum é o ambiente oficial para construção de políticas públicas voltadas as necessidades que encontramos”, afirmou Artur Falcette, secretário-executivo de Meio Ambiente da Semadesc.

Também participaram do evento os secretários Rodrigo Perez (Segov), Eduardo Rocha (Casa Civil), e ainda o diretor superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça e o diretor-presidente da Fundect, Márcio Araújo, além de deputados estaduais e outras autoridades.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias