Depois de nove temporadas, o Clássico da Saudade volta a decidir um Campeonato Paulista. Após vitória mínima na partida de ida, o Santos vai até o Allianz Parque e decide o Paulistão contra o Palmeiras em busca de repetir a campanha de 2015, quando se sagrou campeão do estadual.
Após o marasmo da última temporada, o Peixe deu a volta por cima em 2024. Com excelente campanha na primeira fase, os comandados de Carille somaram 25 pontos e perderam apenas um dos três jogos contra os grandes da capital.
O revés foi justamente frente ao Palmeiras, rival da decisão do Paulistão. O clube alviverde derrotou o Alvinegro da Vila Belmiro por 2 a 1 na terceira rodada da competição, com um segundo tempo muito elétrico.
O Alviverde Imponente segue em busca do seu 26º título de Campeonato Paulista. Nas últimas duas temporadas, o Verdão saiu atrás na partida de ida e reverteu o placar, sagrando-se campeão do Estadual contra São Paulo e Água Santa, respectivamente.
Não é de hoje que o Palmeiras comprova o seu favoritismo no Estado de São Paulo. Nas últimas dez decisões de Paulistão, o Palestra esteve presente em seis delas: foi vice em 2015, 2018 e 2021 e saiu com o caneco em 2020, 2022 e 2023.
Agora, o foco do Verdão é só um: sair com o troféu na despedida de Endrick. O jovem se muda para Madri para jogar no Real na metade de 2024 e quer coroar a passagem com o seu segundo título de Paulistão, mas, dessa vez, como protagonista do ataque palestrino.
A temporada de 2023 foi muito dura para os santistas por alguns motivos. O rebaixamento inédito no Campeonato Brasileiro foi, e ainda é, uma lembrança árdua de esquecer.
As razões para o fracasso santista no último ano são facilmente enumeráveis, mas é hora de virar a página. Com novo elenco e velho conhecido no comando, o Peixe deu um show no Paulistão até aqui.
De volta ao mata-mata do Estadual após três temporadas de quedas na primeira fase, o Santos mostra e comprova que está renascendo. Agora, mais do que nunca, é hora de cravar se a chave virou para sair do marasmo que foram os últimos anos.
O histórico do Clássico da Saudade é favorável ao Palestra. São 311 jogos, com 135 vitórias alviverdes, 79 empates e 97 triunfos santistas em partidas oficiais. No Paulistão, o Palmeiras segue na frente: em 197 partidas, o Porco saiu vitorioso em 97, empatou em 45 e foi superado pelo Peixe em outras 55 oportunidades.
Na casa palmeirense, o Santos fica mais atrás ainda: Em 162 partidas, o Alvinegro venceu apenas 39, empatou 43 e saiu derrotado em 80 edições do confronto. Foram oito derrotas alvinegras nas últimas nove partidas no Allianz Parque e, pelo Paulistão, o Peixe não vence na casa alviverde desde 2018.
A última final de Campeonato Paulista entre os clubes foi justamente a de 2015. Na ocasião, o Peixe saiu campeão do Paulistão após igualar a vantagem palmeirense e derrotar o alviverde nos pênaltis.
Antes disso, o Clássico da Saudade tinha passado 55 anos sem decidir o Campeonato Paulista. Na edição de 1959, com final realizada em 1960, o Palmeiras saiu vitorioso após vencer o terceiro jogo, já que, com dois empates nas finais, uma terceira partida foi necessária.
O Peixe quer ressurgir e conquistar seu primeiro título desde 2016, quando levantou o troféu do Campeonato Paulista, contra o Audax. Por outro lado, o Palmeiras quer aumentar a sua hegemonia de títulos do Paulistão com virada na segunda partida: foi assim em 2022, contra o São Paulo, e em 2023, contra o Água Santa.
Fonte: Ogol
Comentários