Dourados vai investir em ações extramuros e busca atingir 50 mil vacinados contra dengue
Anuncie Aqui
Dourados vai investir em ações extramuros e busca atingir 50 mil vacinados contra dengue
Na manhã desta segunda-feira (08), a prefeitura de Dourados anunciou novas ações para ampliar o público vacinado contra a dengue nos próximos dias. A meta é atingir 50 mil pessoas, na faixa etária de 04 a 59 anos imunizadas com equipes atuando ‘extramuro’.
Durante coletiva de imprensa, que contou com a presença do médico infectologista Júlio Croda, foi anunciado que diversas equipes da Saúde estarão em pontos comerciais, bem como em praças e outros, para ‘descentralizar’ ainda mais a imunização.
“Buscaremos que a população ao ter o acesso se mobilize para receber a vacina. O objetivo é que a população tenha acesso de forma rápida e em horários alternativos. Além dos comércios e praças, também vamos trabalhar nas grandes empresas com as equipes móveis”, citou ao ponderar que com isso, as dinâmicas visam também contribuir no quesito existente de que parte das pessoas às vezes não tem o dinheiro para o transporte para ir se vacinar ou ainda conta com empecilho pelo horário ou outros.
Já a partir desta terça-feira (09), dez equipes móveis passam a atuar na maior cidade do interior do Mato Grosso do Sul. De acordo com o secretário de Saúde Waldno Lucena, as ações serão iniciadas pela Vila Hilda, Parque do Lago I, Campo Dourado, Guaicurus, Izidro Pedroso e também no centro, sendo na Praça Antonio João, com o auxílio de um ‘container’.
“ O Núcleo de Imunização está fazendo um cronograma de ação para alcançar a periferia mas vamos estar também no centro. Estamos instalando agora um container consultório na praça Antônio João, manteremos a sala de vacinação aqui no PAM (Pronto Atendimento Médico), vamos buscar também o comércio, temos o apoio da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), vamos alcançar o trabalhador que tem dificuldade em horário comercial de estar buscando uma unidade de saúde”, pontuou.
Sobre a meta de atingir 50 mil pessoas imunizadas nos próximos dias, o médico infectologista Júlio Croda, se mostrou confiante e destacou também a ação pioneira do município. “
“A gente tem que chegar lá. Temos que vacinar até o dia 30 de abril, o público em geral. Dourados tem a sua disposição 150 mil doses, então vejo como uma meta razoável, na cidade que deu início a essa ação em massa”, disse.
O município já vacinou mais de 40 mil pessoas com a primeira dose do imunizante. O município também é o único do Brasil a disponibilizar a vacina contra a dengue ao público em geral entre 4 e 59 anos.
O imunizante é aplicado em duas doses e o prazo para a população receber a primeira termina no dia 30 de abril.
As doses são aplicadas de segunda a sexta-feira em todos os postos de saúde do município. Nos finais de semana a vacinação acontece no PAM (Pronto Atendimento Médico) e espaços de grande circulação de populares na cidade, como o shopping.
Em Mato Grosso do Sul nesses primeiros meses de 2024, 10 já perderam a vida para a doença –veja mais aqui-.
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários