O Everton corre o risco de um rebaixamento inédito na Premier League. O time de Liverpool voltou a perder pontos nos tribunais, por conta da quebra de regras financeiras da liga, e vai passar um fim de temporada complicado para evitar a queda.
Desta vez, a Premier League puniu o Everton com a perda de dois pontos, em um julgamento diferente do anterior. Os Toffees chegaram a perder 10 pontos em uma fase inicial, mas recorreram e viram a punição ser reduzida para seis. Com este segundo caso, o total da dedução é de oito pontos.
Agora com 27 pontos, o time azul está a dois pontos do Luton Town, primeiro do Z3, que na Premier League é a zona de rebaixamento. A briga conta a queda parece ser com Nottingham Forest e o próprio Luton, além do Brendford, com 29 pontos, e Crystal Palace, time que tem John Textor, presidente do Botafogo como sócio, com 30 pontos.
O Everton nunca foi rebaixado na era moderna do futebol inglês, com a Premier League criada em 1992. Contando o passado do torneio, o time de Liverpool não é rebaixado desde 1951.
Tanto no rebaixamento como na luta pelo topo, a Premier League vive uma temporada atípica, com “jeitinho brasileiro”. O campeonato vai chega na sua reta final repleto de “asteriscos” e incertezas, que vão do topo ao rebaixamento.
Na parte de cima, a discussão é sobre o Manchester City, hoje em uma luta tripla com Arsenal e Liverpool pelo título. A Premier League acusa os Citizens de 115 violações do Fair Play Financeiro, a maior parte alusiva a omissão de informações financeiras, como pagamentos a técnicos e jogadores. A Uefa já chegou a ameaçar uma punição forte ao clube, o que acabou por não acontecer. Apesar do conflito direto entre dirigentes da Liga e do City, não há indícios de que o processo terminará a tempo de colocar em risco a temporada da equipe de Pep Guardiola.
No rebaixamento os pontos perdidos já são uma realidade tanto para Everton como para o Forest, que perdeu quatro pontos também por descumprimento de regras de fair-play financeiro. Ambos estão a dois pontos do Luton Town.
Fonte: Ogol
Comentários