No Estádio da Luz, o Benfica saiu na frente do Olympique de Marseille por uma vaga na semifinal da Liga Europa. As Águias chegaram a abrir dois gols de diferença, mas, mesmo dominando a partida, sofreram o desconto e levam para o jogo da volta a vantagem da vitória por 2 a 1.
Os dois times têm novo encontro marcado na próxima quinta-feira (18), às 16h. O vencedor do duelo enfrenta o time que avançar na partida entre Atalanta e Liverpool. Na ida, os italianos venceram por 3 a 0, em Anfield.
O Benfica fez valer o mando de campo na partida de ida e buscou desde cedo a pressão sobre o Marseille. As Águias neutralizaram as principais armas dos franceses e foram agudos no setor ofensivo.
Logo cedo, João Neves entrou por trás da marcação, recebeu cruzamento livre na pequena área e errou o toque na finalização. O lance, apesar de anulado por conta de impedimento, embalou o início agressivo dos portugueses.
Com o meio-campo dominado, o Benfica controlou a bola e apostou suas tentativas principalmente pelo lado direito. Aos 18, Rafa Silva tramou com Tengstedt, recebeu de volta no meio da área e, mesmo desequilibrado pela marcação, bateu firme nas redes, abrindo o placar.
O primeiro tempo foi inteiramente do Benfica. Voluntarioso pela ponta, David Neres apareceu com uma opção interessante na construção pela canhota. Em dois momentos, o brasileiro recebeu na área e tentou aumentar a vantagem. Na primeira, a defesa bloqueou o arremate, enquanto a segunda saiu cruzado pela linha de fundo.
Corajoso e com um primeiro tempo abaixo da expectativa, o Olympique de Marseille voltou diferente para a etapa final. O técnico Gasset mostrou ousadia, mesmo fora de casa, e promoveu a troca de um lateral por um atacante, deixando o time mais ofensivo.
A postura ambiciosa acordou o time francês, mas abriu caminho para os donos da casa. Com sete minutos, uma dobradinha Brasil-Argentina aumentou a vantagem dos lusos. Ángel Di María puxou pela direita em direção ao gol e largou em David Neres. O brasuca invadiu a área e devolveu para o hermano empurrar nas redes.
O balde de água fria não esfriou a esperança dos franceses, que seguiram fiéis a sua postura. A coragem dos visitantes foi recompensada pela displicência das Águias. Aos 22, Ounahi lançou para Aubameyang, que aproveitou a chegada sonolenta de António Silva e ganhou a dividida com certa facilidade. O erro na frente do artilheiro da Liga Europa foi letal. Aubameyang saiu livre e tocou na saída do goleiro.
A resposta do Marseille aumentou a intensidade da reta final da partida. O time francês cresceu em confiança e desafiou a posse de bola absoluta do Benfica. Aos 30, Harit recebeu bom passe dentro da área e mandou para fora. Aubameyang tentou o empate em cobrança de falta e tirou tinta da trave das Águias.
Para evitar uma surpresa, o Benfica tirou a velocidade da partida nos minutos finais e optou por segurar a vantagem magra, abrindo mão de retomar o placar de dois gols de diferença. Com isso, a partida ficou sem novas chances de gols e se manteve aberta para o confronto de volta.
Fonte: Ogol
Comentários