Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Ação conjunta apreende 6t de produtos impróprios para consumo e prende três pessoas

13/04/2024 às 08:08
3 min de leitura

Anuncie Aqui

A operação Honey & Meat resultou na apreensão de 6 toneladas de produtos impróprios para consumo e na prisão de três pessoas em Itaporã.

Na quinta-feira (11/4), uma operação conjunta em Itaporã desmantelou uma rede de comerciantes que vendia produtos impróprios para consumo na região. A ação, denominada Operação Honey & Meat, resultou na prisão de três pessoas que vendiam itens contaminados, alguns com resíduos de insetos e corpos estranhos.

Durante a operação, outros sete estabelecimentos foram fiscalizados. Entre os produtos apreendidos estavam medicamentos, cigarros eletrônicos, cigarros paraguaios e outros itens contrabandeados, cujo consumo é proibido no Brasil. A Decon e o Iagro iniciaram a operação após receberem denúncias de moradores locais.

Após as investigações, foi identificado que 14 estabelecimentos estavam envolvidos na comercialização ilegal. Três proprietários foram presos em flagrante por vender alimentos impróprios (podres, contaminados) e por colocar em risco a vida dos consumidores, incluindo o comércio clandestino de botijões de gás.

Os demais comerciantes receberam orientações para se adequar à legislação, uma vez que os produtos vendidos não ofereciam riscos à saúde pública, apenas precisavam estar em conformidade com as normas vigentes.

No total, aproximadamente 6 toneladas de produtos sem condições de consumo foram apreendidos e descartados pelo Iagro, seguindo a legislação ambiental.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, visando apurar a venda clandestina de mel e carne de origem duvidosa. Em tese, os abates de bovinos e suínos ocorreriam a poucos quilômetros da cidade e seriam vendidos nos comércios onde ocorreram as prisões.

A Polícia Civil, através da DECON, aguarda os resultados das perícias realizadas nos locais e nos dispositivos eletrônicos apreendidos para dar continuidade às investigações. As informações serão encaminhadas ao Ministério Público e ao Judiciário para análise da participação dos envolvidos nos crimes identificados durante a operação.

A operação foi realizada pela Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Regional de Dourados, Delegacia Especializada Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros (GARRAS), Coordenadoria Geral de Perícias e Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (DECON), com o apoio do Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) do Mato Grosso do Sul.

 Foto: Osvaldo Duarte

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias