Sexta-feira, Novembro 22, 2024
spot_img
InícioDESTAQUESJulgamento histórico de Donald Trump começa nesta segunda em Nova York

Julgamento histórico de Donald Trump começa nesta segunda em Nova York

spot_img

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, será o primeiro ex-presidente na história do país a enfrentar a justiça criminal.

Donald Trump, o ex-presidente dos Estados Unidos, será o primeiro ex-presidente na história do país a enfrentar a justiça criminal. O julgamento começa nesta segunda-feira (15) em Nova York, com a seleção do júri que determinará seu destino em meio à campanha eleitoral para a disputa presidencial de novembro.

Trump foi intimado a comparecer às 9h30 locais (10h30 no horário de Brasília) a uma audiência com o juiz de origem colombiana Juan Manuel Merchan, da Suprema Corte de Manhattan. Ele responderá a um processo sobre o pagamento de US$ 130 mil dólares à ex-atriz pornô Stormy Daniels para supostamente comprar seu silêncio sobre um relacionamento extraconjugal e, assim, proteger sua campanha de 2016, quando venceu a democrata Hillary Clinton na eleição presidencial.

O empresário de 77 anos não foi acusado pelo pagamento em si, mas por disfarçá-lo como despesas legais da Organização Trump, a empresa da família. Isso pode resultar em uma pena de até quatro anos de prisão. No entanto, a sentença não seria um obstáculo para sua candidatura nas eleições presidenciais de 5 de novembro, quando enfrentará pela segunda vez o democrata Joe Biden, que o derrotou na disputa de 2020.

O julgamento terá que demonstrar que Trump tinha consciência dos pagamentos, pelos quais Michael Cohen, seu então advogado e homem de confiança, já foi condenado. Cohen, atualmente um grande inimigo do ex-presidente, será uma das principais testemunhas da acusação.

O tribunal de Manhattan, no sul de Nova York, está em alerta máximo. As autoridades esperam muitas manifestações, tanto de seguidores quanto de oponentes do empresário, além da presença de jornalistas de todo o mundo. O processo judicial começa com a seleção dos 12 jurados que terão a responsabilidade de declarar por unanimidade se o magnata é “culpado” ou “inocente”, processo que pode demorar vários dias.

*Com informações da AFP

Fonte: Jovem Pan News

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img