As cenas de festa em Leverkusen correram o mundo. Foram 120 anos até a conquista do primeiro título alemão, e a comemoração foi de incendiar até os mais gélidos dos corações. De “Neverkusen” ou “Vicekusen” a “Winnerkusen”, o Bayer atingiu o seu objetivo e entrou na sala dos vencedores… Pode o fazer em grande estilo: como o maior campeão da história da Bundesliga.
A campanha do time de Xabi Alonso já é inédita. Nenhuma equipe entrou na 30ª rodada sem conhecer ao menos uma derrota no Alemão. São 25 vitórias e quatro empates até o momento, o que rendeu ao Leverkusen o título com cinco rodadas de antecipação.
O que chama mais atenção, no entanto, é a diferença para o Bayern de Munique. Grande “bicho-papão” do futebol alemão, o time bávaro vive um momento único de disparidade técnica e financeira para os rivais. Foram 11 troféus em sequência desde o bicampeonato do Borussia Dortmund com Jurgen Klopp. O gigante bávaro acabou por se encolher em 2023/24 diante da superioridade do Leverkusen: 63 pontos contra 79. Mal podemos falar em briga pelo título.
O Bayer Leverkusen liderou, sozinho ou com a posição compartilhada com o mesmo número de pontos, de ponta a ponta a Bundesliga. Algo longe de ser inédito, mas que apenas um clube havia conseguido: o Bayern. Por cinco vezes o time bávaro dominou o campeonato desde o início, a última em 2012/13.
Nunca a Bundesliga teve um campeão invicto. O Bayern, por duas vezes, chegou perto. Nas temporadas de 1986/87 e 2012/13, os Bávaros sofreram apenas uma derrota em 34 jogos disputados. O Leverkusen pode ser o primeiro.
Faltam apenas cinco rodadas para o fim da Bundesliga, e o feito de campeão invicto pode parecer até provável. Não deve ser tão simples na prática. O próximo rival é o tradicional Borussia Dortmund, e o jogo será fora de casa. O time de Xabi Alonso ainda encara Stuttgart, terceiro colocado da Liga, e Frankfurt, sexto na tabela, na sequência. Isso tudo enquanto divide as atenções com a Liga Europa (está nas quartas de final) e se recupera da ressaca do título.
Apesar do ataque fulminante, com 74 gols, e da defesa quase intransponível, com 19 sofridos, o Leverkusen não conseguirá bater esses recordes. Seria preciso anotar 37 gols em cinco partidas para igualar o Bayern de 1971/72, melhor ataque em uma temporada. A melhor defesa é também do Bayern, com 17 gols sofridos em 2015/16.
Caso consiga manter o foco na Bundesliga, mesmo com o troféu garantido, o Leverkusen pode bater ainda mais recordes. Com 15 pontos em disputa, o time pode chegar aos 94 pontos. O campeão com maior pontuação na história foi o Bayern de 2012/13, com 91.
Nas edições de 2012/13 e 2013/14, o Bayern terminou com o recorde de 29 vitórias na Bundesliga. Outra marca que pode ser superada pelo Leverkusen. Seria preciso vencer os cinco jogos que restam, ou ao menos quatro para igualar o feito.
Campeão invicto, com maior pontuação e maior número de vitórias? A temporada pode terminar assim para o Bayer Leverkusen. A fama de azarado ficou no passado, e agora é difícil duvidar do novo “WinnerKusen“.
Fonte: Ogol
Comentários