Nicolás Maduro ordena o fechamento das sedes diplomáticas da Venezuela no Equador após a invasão da embaixada mexicana em Quito pela polícia equatoriana.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta terça-feira (16) que irá fechar a embaixada venezuelana em Quito e o consulado de seu país em Guayaquil, no Equador. A decisão ocorre após a invasão da polícia equatoriana à embaixada mexicana em Quito para prender o ex-vice-presidente do Equador, Jorge Glas, que estava refugiado no local.
Maduro fez o anúncio durante uma cúpula virtual da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Ele ordenou que a equipe diplomática venezuelana retorne imediatamente à Venezuela, aguardando a restauração do direito internacional no Equador.
“Ordenei fechar a nossa embaixada no Equador, fechar o consulado em Quito, fechar o consulado em Guayaquil e que o pessoal diplomático retorne imediatamente à Venezuela (…) até que o direito internacional seja expressamente restaurado no Equador”, disse Maduro em seu discurso durante a cúpula.
Esta decisão destaca a tensão diplomática entre a Venezuela e o Equador, e ressalta a importância do respeito ao direito internacional nas relações entre os países.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Fonte: Jovem Pan News
Comentários