Uma decisão de Recopa Europeia e um encontro na Liga dos Campeões, até 2012 estes eram os únicos enfrentamentos entre Barcelona e Paris Saint-Germain. Tudo mudou na última década e os dois times protagonizaram cinco confrontos nas fases decisivas da Champions. Nesta terça-feira (16), Barça e PSG se encaram mais uma vez para definir novamente uma classificação.
Nos três jogos disputados no século passado, o equilíbrio se sobressaiu. O time francês levou a melhor na Liga dos Campeões 1994/95, com um empate e uma vitória, carimbando a classificação para semifinal daquela edição. Os Blaugranas deram o troco dois anos depois conquistando a Recopa com um gol solitário de Ronaldo na vitória por 1 a 0.
A igualdade que prevaleceu nos anos 90 não acompanhou os encontros na “era moderna” dos dois clubes. Embalado por viradas marcantes, o Barcelona emplacou uma sequência de classificações na fase impiedosa e transformou o PSG em uma das suas principais vítimas no mata-mata da Liga dos Campeões.
Na primeira vez, na temporada 2012/13, o time catalão usou o saldo qualificado para avançar no Camp Nou após dois empates, por 2 a 2 na França, e 1 a 1 na Espanha. Na edição seguinte, o Barcelona começou sua campanha para o título, vencendo o duelo direto pela liderança do Grupo F e garantindo o avanço em primeiro em mais uma exibição completa do trio MSN.
Na temporada posterior, um novo encontro e outra vez com final feliz para os Culés. Ainda com o trio de ataque em pleno desempenho, o Barça liquidou o PSG nos dois duelos e caminhou para mais uma semifinal de Champions. A vingança parecia estar perto nas oitavas, em 2016/17, depois do time francês emplacar um doloroso 4 a 0 no Parque dos Príncipes e encaminhar o fim da hegemonia catalã. Mas, o PSG presenciou o imponderável e novamente foi vítima da magia do Barça na histórica virada por 6 a 1.
A mais difícil das eliminações foi o combustível que faltava para o PSG superar seu maior fantasma na sua fase bilionária. Na temporada 2020/21, os parisienses aproveitaram a derrocada do Barcelona para golear por 4 a 1 no Camp Nou e terminar o serviço em casa, encerrando a sequência de eliminações para o rival e carimbando a última exibição de Messi com a camisa blaugrana na Champions.
Um novo reencontro na atual temporada sela um duelo de fases completamente distintas dos dois lados. O Barça, em reconstrução, chega pela primeira vez aos mata-matas da Liga dos Campeões após a saída de Messi. Depois de duas quedas na fase de grupos, os Blaugranas voltam à fase decisiva da Champions tentando retomar sua presença continental.
Do outro lado, o PSG, ainda com a figura de Kylian Mbappé como peça principal, quer novamente aproveitar da fase dos rivais para emplacar uma segunda classificação consecutiva sobre o Barcelona. O primeiro duelo terminou com vantagem do Barcelona por 3 a 2, na França, comandada pelo brasileiro Raphinha. Nesta terça, no Estádio Olímpico Lluís Companys, Barcelona e PSG escrevem mais uma página da rivalidade recente na Liga dos Campeões.
Fonte: Ogol
Comentários