A erupção do vulcão Ruang levou à evacuação de habitantes e ao alerta de tsunami, mantendo as autoridades em estado de alerta máximo.
O vulcão Ruang, localizado em Sitaro, na província de Sulawesi do Norte, uma região remota da Indonésia, entrou em erupção novamente nesta sexta-feira (19). Esta erupção ocorre poucos dias após outras explosões que levaram à evacuação de habitantes de uma ilha próxima. Segundo a agência de vulcanologia do arquipélago, a erupção ocorreu às 17h06 (06h21 no horário de Brasília), e uma coluna de fumaça com 400 metros de altura emergiu do vulcão.
As autoridades estabeleceram uma zona de isolamento de seis quilômetros ao redor da cratera e emitiram um alerta de tsunami devido ao risco de queda de material vulcânico no mar. Apesar das autoridades afirmarem que o vulcão começou a se acalmar nesta sexta-feira, o nível de alerta máximo (4 de 4) foi mantido, indicando alta atividade vulcânica.
Na quinta-feira (18), equipes de emergência trabalharam para evacuar 11.000 habitantes da área próxima à cratera do monte Ruang, incluindo alguns da ilha remota de Tagulandang, que tem quase 20.000 moradores. O incidente levou as autoridades a emitirem um alerta de tsunami devido ao risco de queda de rochas no mar. A cratera começou a expelir lavas e cinzas na noite de terça-feira (16), e a atividade vulcânica registrada nesta quarta-feira (17) levou as autoridades a elevarem o nível de alerta ao máximo.
A Indonésia, que possui quase 130 vulcões ativos, registra frequentemente atividade sísmica e vulcânica devido à sua localização na região conhecida como “Círculo de Fogo do Pacífico”. Em 2018, a cratera do vulcão indonésio Anak Krakatoa colapsou e caiu no mar durante uma erupção, provocando um tsunami que matou mais de 400 pessoas e deixou milhares de feridos.
*Com informações da AFP
Fonte: Jovem Pan News
Comentários