Sábado, Janeiro 18, 2025
spot_img
InícioSAÚDEServidores da SES participam de campanha de doação de sangue

Servidores da SES participam de campanha de doação de sangue

spot_img

Em um gesto de amor e solidariedade, servidores da SES (Secretaria de Estado de Saúde) se engajaram no propósito de fazer o bem ao próximo. Em sua 9ª edição, a campanha “Doe o melhor de você: doe vida” para doação de sangue coletou 71 bolsas de sangue em dois dias de mobilização dos servidores, em Campo Grande.

Durante a abertura da ação que aconteceu na quinta-feira (18), a chefe de Gabinete da SES, Edelma Lene Peixoto Tiburcio, agradeceu aos servidores da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) por idealizar um projeto tão valioso. “É com muita alegria que nos reunimos para um trabalho tão maravilhoso que é a doação de sangue. Todos sabemos que doar sangue é um ato de amor e quantas pessoas podem ser beneficiadas com um ato tão simples. Então, agradecemos a todos os presentes e aos nossos colegas da Sefaz que tem esse projeto maravilhoso, que percorre as secretarias do nosso estado”, elogiou.

Criada em dezembro de 2021, a campanha “Doe o melhor de você: doe vida” soma 789 bolsas de sangue coletadas nas nove edições do projeto. A ação visa estimular a doação de sangue entre os servidores públicos.

Idealizador do projeto, o servidor da Sefaz, Luiz Carlos Faria, conta que o diferencial do projeto é levar a estrutura para dentro das secretarias.  “Nós já realizamos o projeto em oito secretarias e agora na Secretaria de Saúde. O projeto começou pequeno e atualmente estamos percorrendo todas as secretarias e na saúde fizemos algo diferente, como proposto pelo secretário Maurício Simões, levamos os servidores até o Hemosul para realizar as doações”.

Para a coordenadora da Rede Hemosul MS, Marina Sawada Torres, a realização da campanha com os servidores da saúde gerou muita expectativa. “Como a campanha foi com a Secretaria de Saúde, então entendemos que a responsabilidade é maior, este formato de campanha nunca aconteceu na SES, nós nos organizamos bastante para receber os servidores da secretaria, a equipe do Hemosul foi muito eficiente e o resultado foi um sucesso”, exaltou Marina.

Já a chefe de Captação do Hemosul, Lucéia Maria Fernandes, enxerga na realização de campanhas dentro das secretarias uma oportunidade para a captação de novos doadores.

“Acredito que esse tipo de campanha ajuda muito nesse sentido, principalmente, esta ação em específico em que a Secretaria de Saúde se envolveu por completo, não só no prédio da SES, mas em todas as suas coordenadorias. Nós percebemos que esse movimento fez com que pessoas que nunca pensaram em doar buscassem informação e tivessem interesse em fazer um gesto como esse de doar sangue. Amei essa ação em especial porque vi pessoas que nos procuraram para tirar dúvidas para fazer parte dessa ação”.

E foi com o movimento que a campanha gerou dentro da SES que as servidoras Elaine Antônia Perez e Adriana Moreira foram motivadas a doar sangue pela primeira vez.

“Eu fiquei bem feliz com a campanha, sou O-, já tentei doar várias vezes e minha pressão é muito baixa e dessa vez deu certo. Então desde quando foram lá na SES conversar com a gente, falei ‘tomara que desta vez dê certo para doar’ porque sei que precisam sempre da minha tipagem sanguínea. Achei muito legal a iniciativa, vim pela motivação que senti pela campanha”, relatou Elaine.

O receio por causa da agulha não foi um obstáculo para que Adriana também realizasse a sua primeira doação. “Já tentei doar outra vez, mas não foi possível. Então foi uma emoção muito grande, ainda mais por sabermos que esse pequeno gesto pode salvar vidas, isso é muito importante”.

O projeto é uma realização da Sefaz, Rede Hemosul MS e Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Sindafaz/MS (Sindicato dos Servidores de Apoio à Administração Fazendária do Mato Grosso do Sul), Sindifiscal/MS (Sindicato dos Fiscais Tributários do Mato Grosso do Sul), Sindifisco/MS (Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Mato Grosso do Sul), Digix, Unisaúde/MS e Cassems.

Kamilla Ratier, Comunicação SES

Fotos: Kamilla Ratier

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img